O mês de dezembro começa com a chegada de uma frente fria a partir do domingo (1/12). À frente fria virá combinada com um forte ciclone extratropical, que deve se desenvolver na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai entre domingo (1) e segunda-feira (2), provocando chuvas fortes.
Dezembro é um mês de aumento natural do calor no Brasil pela proximidade do solstício de verão, que em 2024 ocorre às 6h21 (horário de Brasília) do dia 21 de dezembro de 2024. A expectativa é de que 4 ou 5 frentes frias avancem do Sul para o Sudeste passando rapidamente pela costa da Região Sul e estacionando em trechos da costa do Sudeste.
Frentes frias provocam chuvas
De forma geral, a condição de ar úmido e quente vai continuar predominando em dezembro, como já ocorreu em novembro. Além das frentes frias, a combinação básica de calor com ar úmido deve provocar a ocorrência de pancadas de chuva quase todas as tardes, que poderão ser de moderada a forte intensidade.
Com a passagem das frentes frias, as áreas de instabilidade ficam mais amplas, se associando à circulação de vento em diferentes níveis da atmosfera. Isso organiza corredores de umidade, que trazem o ar úmido e quente da Região Norte do Brasil para o Centro-Oeste e Sudeste. No mapa elaborado pelo Inmet (Instituto Nacional de Metereologia), as regiões que são atingidas pelos corredores de umidade aparecem em verde-escuro.
De forma geral, a condição de ar úmido e quente vai continuar predominando em dezembro, como já ocorreu em novembro. Além das frentes frias, a combinação básica de calor com ar úmido deve provocar a ocorrência de pancadas de chuva quase todas as tardes, que poderão ser de moderada a forte intensidade.
Com a passagem das frentes frias, as áreas de instabilidade ficam mais amplas, se associando à circulação de vento em diferentes níveis da atmosfera. Isso organiza corredores de umidade, que trazem o ar úmido e quente da Região Norte do Brasil para o Centro-Oeste e Sudeste.
Por isso, temporais e chuvas volumosas estão previstas em todas as regiões do país. Com a faixa principal de instabilidade posicionada ao centro-norte da região Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, são esperadas chuvas intensas no Espírito Santo, o centro-norte de Minas Gerais e áreas do Rio de Janeiro, além da Bahia, Distrito Federal.
Em dezembro de 2023 choveu abaixo do normal em quase todo o Brasil e o calor foi excessivo.
Para dezembro de 2024 espera-se mais chuva do que em dezembro de 2023 e temperaturas mais próximas da normalidade, sem calor extremo em praticamente todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, nas porções oeste e norte do Paraná e no oeste do Amazonas.
Veja previsão para dezembro por região
Região Sul
Risco para ondas de calor, principalmente, no oeste dos estados de RS, SC e PR, ao longo do verão, com temperaturas mais elevadas e picos de calor em Porto Alegre. Leste de SC e PR tendem a apresentar temperaturas mais próximas da média, com um calor moderado.
Região Sudeste
Alternância entre semanas chuvosas com temperaturas próximas e/ou abaixo da média e semanas de calor intenso e pancadas de chuva típicas de verão. Frentes frias mais frequentes passando pelo litoral e pela capital de SP, RJ, MG e ES que auxiliam na formação frequente dos corredores de umidade. No interior de SP as temperaturas são mais elevadas e as chuvas ocorrem em formato de pancadas.
Região Centro-Oeste
O verão de 2024/2025 será menos quente do que o verão de 2023/2024. Não serão observadas ondas de calor frequentes. Volumes de chuva acima da média, principalmente, no GO, MT e leste do MS.
O calor não deverá ser destaque na região. Apesar disso, eventuais ondas de calor podem afetar o centro-sul do MS ao longo do verão.
Região Nordeste
O mês de dezembro ainda será marcado por temperaturas acima da média, principalmente, no MA, PI e oeste do CE. As chuvas começam a aumentar, principalmente, no sul do MA e do PI, no interior de PE e na Bahia. O destaque é para a atuação de corredores de umidade mais posicionados para norte da sua posição climatológica que favorecem a ocorrência de chuvas acima da média em grande parte do Nordeste.
Região Norte
Em dezembro, as temperaturas ainda ficam acima da média, principalmente, no PA e TO. Tempo abafado na maioria das regiões. Apesar de abaixo da média durante o verão, as chuvas são muito volumosas e frequentes, o que favorece a recuperação gradual dos rios na região.
Deixe um comentário