ICL Notícias
Meio Ambiente

Dino determina convocação de bombeiros de outros estados para combate a queimadas

Ordem de ampliação do efetivo deve ser cumprida em até 5 dias
11/09/2024 | 05h00

O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a convocação imediata de mais bombeiros para auxiliar no combate aos incêndios no país.

O número de agentes deve ser definido pelo Ministério da Justiça. Esses brigadistas serão enviados das forças de estados que não enfrentam queimadas.

A ordem deve ser cumprida em até 5 dias. O ministro também determinou que PF e polícias civis façam mutirão para investigar origem dos incêndios.

Dino afirmou também que Brasil não pode ‘normalizar o absurdo’. Declaração foi dada durante uma audiência do STF sobre planos de prevenção e combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia.

Dino convoca bombeiros

Flávio Dino – Ministro do Supremo Tribunal Federal

Mais bombeiros são necessários

Flávio Dino chamou as queimadas da Amazônia e do Pantanal de uma “autêntica pandemia de incêndios florestais” e mencionou que não se pode “normalizar o absurdo” e que é necessário manter o “estranhamento” diante do fato de que “60% do território nacional está sentindo, direta ou indiretamente, os impactos dos incêndios florestais.”

Segundo o ministro, os Três Poderes precisam enfrentar o problema assim como fez durante a Covid-19 e as cheias do Rio Grande do Sul. Por isso, os esforços para enviar mais bombeiros devem ser coletivos.

Dino reforçou os impactos dos incêndios não só no meio ambiente, mas na vida humana e na economia. Na ocasião, chamou a situação de “grave” e “inaceitável”. Afirmou também que as queimadas não estariam ocorrendo se não fosse a ação humana.

 

SAIBA MAIS

Brasil em chamas: de Norte a Sul, estados sofrem com incêndios nas matas e fumaça

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail