ICL Notícias
Internacional

Donald Trump vence primárias do Partido Republicano em New Hampshire

Ex-presidente bateu Nikki Haley e avança na corrida eleitoral; pelo partido Democrata, Joe Biden venceu as primárias no estado
24/01/2024 | 04h58

Projeções com votos da apuração parcial, na noite desta terça-feira, mostram que Donald Trump venceu Nikki Haley nas primárias republicanas de New Hampshire. O ex-presidente abre caminho para buscar por um segundo mandato nas eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

“Quero parabenizar Donald Trump”, disse Haley aos apoiadores, depois que as redes de televisão divulgaram rapidamente o resultado. A candidata, contudo, prometeu continuar lutando. “Esta corrida está longe de terminar”, afirmou.

O próximo pleito republicano está marcado para 3 de fevereiro. Serão as primárias da Carolina do Sul, estado natal de Haley e onde ela foi eleita governadora.

Haley alertou os republicanos de que tornar Trump candidato representaria uma “vitória para Biden” em 5 de novembro. Trump busca vingança contra Biden desde sua derrota eleitoral em novembro de 2020, que nunca reconheceu. Sua determinação é tal que ele garante que não será impedido pelos quatro processos criminais e várias ações civis pendentes contra ele. “Todos vão votar em mim novamente. Biden é o pior presidente da história deste país”, disse horas antes do fechamento das seções eleitorais.

Trump, aos 77 anos, tem uma base de seguidores leais e venceu as primárias de Iowa em 15 de janeiro com uma enorme vantagem sobre Ron DeSantis, que desistiu da disputa apesar de ficar em segundo lugar, com Haley em terceiro.

Após sua vitória nesta terça-feira, os democratas já dão como certo que em novembro ocorrerá o duelo Trump-Biden. “O movimento MAGA, que nega as eleições e se opõe à liberdade, concluiu sua tomada de controle” do partido, disse em comunicado a chefe de campanha de Biden, Julie Chávez Rodríguez. MAGA é o acrônimo do lema trumpista ‘Make America Great Again’ (‘Faça a América Grande Novamente’).

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail