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O Ministério do Trabalho emitiu um alerta de que não envia mensagens por e-mail diretamente a empregadores ou trabalhadores. O motivo é que nos últimos meses, muitas pessoas têm recebido mensagens relacionadas a supostos processos trabalhistas, com documentos anexados.

A orientação do governo é que não se faça downloads de arquivos, não abra links e nem compartilhe informações pessoais.

Toda comunicação oficial relacionada a processos trabalhistas, benefícios ou outros assuntos relevantes é feita exclusivamente por meio dos canais oficiais do governo, como o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET).

O DET foi criado para facilitar a comunicação eletrônica entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores e permite, realizar atos administrativos, procedimentos fiscais, intimações, notificações, decisões proferidas administrativamente e avisos.

A Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), responsável pela criação do DET, está promovendo uma campanha de divulgação do sistema.

A SIT alerta, no entanto, que as mensagens são enviadas apenas através do sistema para todos os empregadores, inclusive domésticos, que utilizam o FGTS Digital, o próprio DET, ou transmitiram eventos pelo eSocial.

A orientação do governo é que não se faça downloads de arquivos, não abra links e nem compartilhe informações pessoais. (Foto: Reprodução)

O que fazer ao receber um e-mail suspeito?

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato diretamente com o Ministério do Trabalho pelo telefone 158, pelo Fala.BR no site falabr.cgu.gov.br/web/home, ou consultar o site oficial para verificar a autenticidade da comunicação.

 

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