Na sexta-feira (14), ocorre mais uma vez um eclipse lunar que tem o nome de ‘Lua de Sangue’. Um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, o fenômeno será visível no Brasil. Em algumas cidades e estados, o eclipse total da Lua será visível em sua totalidade.
O mesmo fenômeno que torna nosso céu azul e nossos pores do sol vermelhos faz com que a Lua fique laranja-avermelhada durante um eclipse lunar. Quando a Lua é eclipsada, a Lua parece vermelha ou laranja porque qualquer luz solar que não seja bloqueada pelo nosso planeta é filtrada por uma fatia grossa da atmosfera da Terra em seu caminho para a superfície lunar, fenômeno conhecido como dispersão de Rayleigh.

Arte mostra os diferentes estágios do eclipse total da Lua, fenômeno conhecido como ‘Lua de Sangue’ (Foto: Reprodução)
Esse fenômeno faz com que a Lua apareça no céu com um tom avermelhado ou alaranjado. Por isso, o nome popular desse tipo de eclipse é Lua de Sangue. A coloração da Lua durante o eclipse depende da quantidade de partículas na atmosfera terrestre, como poeira vulcânica, poluição e outras impurezas. Quanto mais partículas houver, mais escura e avermelhada será a Lua durante a totalidade.
À medida que a Lua sai da umbra (parte mais escura da sombra da Terra), a cor vermelha desaparece e parece que uma mordida está sendo tirada do lado oposto do disco lunar de antes.
Quando e onde o eclipse será visível?
O eclipse lunar total ocorrerá entre a noite de 13 e a madrugada de 14 de março de 2025. No Brasil e em toda a América do Sul, o eclipse será visível. No Distrito Federal, Amazonas, Pernambuco e Rio de Janeiro e Bahia tem mais chances de ver o fenômeno completo, porque neste locais o eclipse será totalmente visível, a depender das condições climáticas permitirem.
Para ver o eclipse, é preciso dormir tarde — ou acordar cedo. Ele começa logo depois das 00h00 de quinta-feira (13) e termina em torno das 7h de sexta-feira (14), de acordo com o seguinte cronograma:
- 00:57: Início do eclipse penumbral.
- 02:09: Início do eclipse parcial (Lua começa a ficar vermelha).
- 03:26: Início do eclipse total (Lua completamente vermelha).
- 03:59: Eclipse máximo.
- 04:31: Fim do eclipse total.
- 05:47: Fim do eclipse parcial.
- 07:00: Término do eclipse penumbral

A Lua adquire uma coloração alaranjada ou vermelha porque a luz que atinge a Lua é filtrada pela atmosfera terrestre (Foto: Reprodução)
Como observar o eclipse
- Escolha um local com pouca poluição luminosa: áreas afastadas das luzes urbanas, como campos ou montanhas, oferecem uma visão mais nítida da Lua.
- Verifique a previsão do tempo: céus claros são essenciais para uma boa observação. Aplicativos de meteorologia podem ajudar a planejar melhor a experiência.
- Não precisa de equipamentos especiais: diferente de um eclipse solar, o eclipse lunar pode ser observado a olho nu com segurança. No entanto, o uso de binóculos ou telescópios pode enriquecer a experiência, proporcionando detalhes mais nítidos da superfície lunar.
- Transmissão ao vivo: o site Space vai transmitir o eclipse lunar ao vivo pela internet.
Relacionados
Veja fotos: eclipse lunar total aconteceu nesta madrugada
O fenômeno pôde ser acompanhado por todo o território do Brasil e atingiu sua totalidade às 3h58, no horário de Brasília
Lua de Sangue: eclipse lunar total será visível em todo o Brasil nesta sexta-feira (14)
O eclipse começa a partir das 00h57 da sexta-feira (14) e fica mais visível entre 2h10 e 3h26
Alinhamento raro dos planetas poderá ser visto hoje no Brasil
Como o "desfile" ocorre na Lua nova, é uma ótima oportunidade para se observar os objetos mais distantes