Na manhã desta terça-feira (15), 25 estados e o Distrito Federal foram afetados por um apagão de grande porte. Após às 8h30 da manhã, relatos de falta de energia começaram a se multiplicar pela internet.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste e prejudicou também o Sudeste.
Segundo a pasta, “a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.”
O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para acompanhamento do problema e apuração das causas que levaram à interrupção do fornecimento.
Alckmin diz que governo atuou rápido contra o apagão e que “em poucas horas” o abastecimento de energia estará normalizado
O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou em entrevista que “em poucas horas” o abastecimento de energia elétrica deverá estar normalizado em todo o país.
A prioridade, segundo Alckmin, é restabelecer o fornecimento de energia e, depois, apurar as causas do problema. “A gente deverá em poucas horas ter tudo normalizado. E aí vai se investigar a causa dessa perda de carga. Mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, dos seus técnicos e as equipes todas, e a recomposição está sendo rápida”.
O vice-presidente também disse ter conversado com o secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia – o ministro Alexandre Silveira (PSD) está em viagem ao Paraguai com o presidente Lula (PT). “Ele está indo bem. Estão com um problema em Imperatriz, no Maranhão, mas já estão debruçados lá sobre o problema”.
De acordo com Alckmin, o fornecimento de energia elétrica já foi 100% retomado para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. No Nordetse, 80% da carga já foi retomada e no Norte 40%. “Se não tiver fatos supervenientes, em poucas horas pode estar recuperada essa perda de carga”.
“A causa será em seguida verificada. Importante agora é restabelecer a perda de carga”, finalizou.
Pelas redes sociais, diversos internautas – dentre eles políticos – utilizaram o ensejo do blecaute desta terça-feira para destacar os prejuízos que a privatização da Eletrobras causou ao Brasil e aos brasileiros.
Com informações do Brasil de Fato e do Brasil 247
Deixe um comentário