O YouTube Brasil, o TikTok, o Kwai e a Meta — dona do Instagram, do WhatsApp e do Facebook — receberam notificação da Advocacia-Geral da União (AGU) com pedido de esclarecimento sobre publicidade infantil.
A AGU solicitou respostas sobre as medidas de prevenção adotadas pelas empresas como prevenção à divulgação de publicidades de casas de apostas e jogos de azar para menores de 18 anos.
Segundo o pedido do órgão, as plataformas devem informar se seus termos de uso preveem medidas específicas para proteger os menores das propagandas e se há canais de denúncia onde as queixas possam ser registradas sobre esse tema.
Um trecho do documento enviado fala que, caso a publicidade dos jogos seja considerada destinada ao público infantojuvenil, é “inequivocadamente dotada de abusividade/ilegalidade”, tanto a promovida por casas de apostas como a promovida por jogos de azar.
“Tanto a exploração dessas atividades quanto a respectiva publicidade são vedadas para o público de criança e adolescente”, diz o documento.
De acordo com a AGU, as respostas das empresas serão usadas para ajudar no processo administrativo do Ministério da Saúde sobre jogos de apostas e de azar e seus impactos para as políticas públicas federais, em especial as relacionadas à saúde mental da população.
Publicidade e apostas no Brasil
Na notificação, a AGU relembrou que é proibido por lei que publicidades de jogos de azar sejam direcionadas a crianças e adolescentes no Brasil e que menores de 18 anos não podem participar de atividades do gênero.
Outro ponto levantado pela AGU foi que, apesar das casas de aposta de quota fixa estarem sendo regulamentadas no país, os jogos de azar — jogos nos quais o ganho ou a perda dependem inteiramente da sorte — são ilegais. De acordo com a legislação brasileira, esses jogos são considerados contravenção ilegal.
SAIBA MAIS:
A proliferação do crime por meio dos jogos de apostas
Setor de cartões passa a proibir uso de crédito para apostas em bets
Deixe um comentário