A Black Friday deste ano superou as expectativas, marcando o melhor desempenho desde 2020, ano em que começou a pandemia de covid-19.
O comércio eletrônico teve um faturamento 11% maior em relação ao ano passado, ultrapassando as projeções iniciais. Entre quinta-feira (28) e a manhã de domingo (1º), as vendas somaram mais de R$ 8 bilhões. A projeção inicial era de alta de cerca de 9%, segundo levantamento do jornal Valor.
O aumento nas vendas foi impulsionado pelo crescimento de 12% no volume de pedidos, totalizando 14,4 milhões. O valor médio por compra teve uma alta de 0,8%, alcançando R$ 555,17, conforme dados da Clearsale.
Black Friday: moda em alta
Outra pesquisa mostra essa tendência de alta. Na sexta (29), as vendas online subiram 76% em relação ao dia anterior e 4% em comparação com a mesma data de 2023, segundo levantamento da Linx, empresa do grupo StoneCo. Durante a semana, as vendas cresceram 5% na mesma base comparativa.
Os marketplaces, que englobam as vendas de produtos por lojistas parceiros, também se destacaram, com aumento de 24% no faturamento em relação ao ano anterior. Já na semana da Black Friday, entre os dias 25 a 29 de novembro, o faturamento subiu 45%.
As lojas físicas de moda, vestuário, confecção e calçados também apresentaram resultados positivos. Na sexta, houve alta de 23% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023 e de 33% em relação ao dia anterior. Já durante toda a semana de promoções, a venda em lojas avançou 13%.
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