ICL Notícias
Economia

Bolsas operam sem direção única em início de semana marcada por divulgação de dados da inflação pelo mundo

No Brasil, investidores ainda aguardam pela ata do Copom, vendas no varejo e pesquisa mensal de serviços
07/08/2023 | 11h25
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Os índices futuros de Nova York operam com alta, enquanto os mercados europeus e asiáticos operam com baixa nesta segunda-feira (7), no início de uma semana que será marcada por dados de inflação nos Estados Unidos, China e Brasil, além da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central brasileiro.

Dados de inflação ao consumidor serão divulgados pela China na quarta-feira (9) e pelos Estados Unidos na quinta-feira (10). A expectativa dos analistas é de desinflação de 0,5% na China, o que seria positivo para os preços globais.

Já para os EUA, analistas apontam para uma alta do índice de preços ao consumidor americano de 0,2% em relação a junho e de 3,3% na leitura de 12 meses.

Por aqui, a ata do Copom amanhã (8) é importante para os investidores calibrarem as apostas sobre o ritmo de flexibilização monetária do BC.

EUA

Após encerrar a semana passada no território negativo, os índices futuros dos EUA sobem em bloco nesta manhã de segunda-feira, com investidores atentos aos dados de inflação ao consumidor e produtor, além de resultados corporativos.

Os índices de preços têm sido observados com particular interesse em meio à campanha de aumento de juros do Federal Reserve.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Dow Jones Futuro (EUA), +0,21%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,32%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,45%

Ásia

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam no vermelho em grande parte com os investidores aguardando os números da inflação da China e a balança comercial durante esta semana.

A China divulgará sua balança comercial na terça-feira e os dados de inflação na quarta-feira, que darão pistas sobre a trajetória de recuperação do país.

Shanghai SE (China), -0,59%
Nikkei (Japão), +0,19%
Hang Seng Index (Hong Kong), -0,01%
Kospi (Coreia do Sul), -0,85%
ASX 200 (Austrália), -0,22%

Europa

Os mercados europeus operam com baixa, à medida que investidores se preparam para os últimos resultados da temporada de balanços chegando e com dois importantes índices de inflação à frente.

FTSE 100 (Reino Unido), -0,53%
DAX (Alemanha), -0,49%
CAC 40 (França), -0,49%
FTSE MIB (Itália), -0,57%
STOXX 600, -0,37%

Petróleo

Os preços do petróleo operam com baixa após subirem para o nível mais alto desde meados de abril, depois de um ataque a um importante centro de exportação de petróleo da Rússia e cortes prolongados na produção pelo chefão da OPEP, Arábia Saudita e Rússia.

No fim de semana, a Ucrânia lançou um ataque naval de drones ao porto russo de Novorossiysk, um centro crítico no Mar Negro para as exportações de petróleo russas.

Petróleo WTI, -0,77%, a US$ 82,18 o barril
Petróleo Brent, -0,71%, a US$ 85,63 o barril

Agenda

Nos Estados Unidos, começa a divulgação dos dados de inflação que devem ser avaliados pelo Federal Reserve em seu próximo encontro, nos dias 19 e 20 de setembro.

Por aqui no Brasil, a agenda da semana tem como destaque a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que vai ser divulgada na terça-feira (8).

E a atenção do mercado se volta a novos dados de inflação que vão pautar as próximas decisões sobre juros. O principal destaque da agenda nos próximos dias é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de julho, número que será divulgado na sexta-feira (11). A expectativa é que o indicador fique praticamente estável em relação ao de junho.

Com informações do InfoMoney

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]
Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nosso boletim econômico
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.