ouça este conteúdo
|
readme
|
A carne mais barata chamou a atenção no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgado nesta quinta (27) pelo IBGE. O preço do produto apresentou uma redução de 0,77% nos supermercados em março, de acordo com a prévia da inflação.
O IPCA-15 acompanha a variação dos preços no período entre o dia 16 do mês anterior e o dia 15 do mês atual.
O levantamento inclui diversos tipos de carne, como bovina, suína e outras variedades.
Entre os cortes que mais contribuíram para a queda, destacam-se o peito, com recuo de 3,63%, e o filé mignon, que ficou 3,10% mais barato. Por outro lado, alguns cortes registraram alta, como a picanha, cujo preço subiu 1,34%.
Carne mais barata: o que motivou a queda do preço
A carne ficou mais barata principalmente por dois fatores. André Braz, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV – Ibre), explicou ao G1 que o clima favorável ajudou bastante, com o aumento das chuvas e, consequentemente, aumento do pasto. Assim, os produtores gastam menos com ração, diminuindo os custos.
Além disso, a força do real é um importante fator na composição do preço da carne. Isso porque a ração dos bois tem soja e milho, commodities negociadas em dólar no mercado internacional.
“Por isso, com a recente valorização do real frente à moeda dos EUA, esses insumos ficaram menos caros, diminuindo o custo da produção”, explica o economista ao G1.
Relacionados
Suspeitos de vender carne estragada têm prisão preventiva decretada
Empresa comprou 800 toneladas de carne que tinha ficado submersa nas enchentes do RS
Saiba como diferenciar carne boa da estragada
Consumo de carne estragada apresenta um risco à saúde e à vida da população
Empresa do RJ revendeu carne que ficou submersa nas enchentes do RS, diz polícia
Comercialização teve alcance nacional, diz Delegacia do Consumidor do RJ; companhia fica no sul fluminense