Por Wellton Máximo — Agência Brasil
As micro e pequenas empresas com sede no Rio Grande do Sul ganharam mais um mês para pagarem as parcelas do Simples Nacional. As que têm vencimento em maio foram prorrogadas para o último dia útil de junho. As que vencem em junho foram estendidas para o último dia útil de julho.
Além disso, a entrega de três declarações de micro e pequenas empresas cuja matriz fica no Rio Grande do Sul e de microempreendedores individuais (MEI) foi prorrogada para 31 de julho. As medidas serão publicadas nesta sexta-feira (10) em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
Pequenas empresas e MEIs
O adiamento atinge a Declaração Anual Simplificada para o MEI (DAS-Simei), referente ao ano-calendário 2023, a Declaração Anual de Faturamento (DASN-Simei) e a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) do ano-calendário 2024. O prazo de entrega acabaria em 31 de maio.
Na última segunda-feira (6), o governo prorrogou o pagamento de tributos do Simples Nacional para as micro e pequenas empresas com sede no estado e os MEI que residem nos municípios gaúchos em estado de calamidade pública.

Destruição causada pelos temporais e enchentes em Cruzeiro do Sul. Foto: Diogo Zanatta/ ICL Notícias
Os impostos referentes a fatos geradores de abril, que deveriam ser pagos até 20 de maio, passarão para 20 de junho. Os impostos sobre os fatos geradores de maio, que venceriam em 20 de junho, passarão para 22 de julho.
No entanto, os parcelamentos dos pequenos negócios que estavam com tributos em atraso ainda não tinham sido prorrogados.
Leia também
Bolsa Família, abono salarial e IR: veja benefícios liberados a atingidos no RS
Relacionados
Shows da banda Ira! são cancelados após protestos de bolsonaristas no Sul
Local onde aconteceriam os shows informou que recebeu pedidos de cancelamento de ingressos adquiridos e desistência de patrocinadores
10 cidades do Rio Grande do Sul são afetadas por fortes chuvas
Prioridade do governo é garantir a segurança da população
MEIs devem ficar atentos a nova regra para emissão de notas fiscais a partir de abril
Apesar da mudança, a forma de tributação do MEI não será alterada