O Ibovespa fechou a segunda-feira (16) com queda de 0,84%, aos 123.560,06 pontos, um recuo de 1.052,16 pontos. É a terceira baixa seguida do principal índice da Bolsa brasileira, que já perdeu mais de 6 mil pontos desde quinta-feira (12).
No campo doméstico, o Boletim Focus do Banco Central ficou hoje no radar. A mediana do mercado financeiro elevou as projeções da inflação, da Selic, do dólar e do PIB (Produto Interno Bruto). A projeção da Selic subiu de 13,50% para 14,00% para 2025, uma vez que o próprio Copom indicou que, nas primeiras reuniões do ano que vem, pode subir os juros em um ponto percentual, a depender do andamento da economia.
Ao Focus é atribuído, por exemplo, o estresse na curva de juros futuros hoje.
Além disso, o famigerado pacote fiscal também segue no radar do mercado. O conjunto de medidas está na Câmara, onde deve passar por mudanças, conforme já antecipou o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Esta é também a última semana para o Congresso votar não só as medidas fiscais e a regulamentação da reforma tributária, como também a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o Orçamento em si.
No âmbito corporativo, a Vale (VALE3) ainda chegou a avançar mais de 1,00%, mas terminou mesmo com baixa de 0,05%. Por sua vez, a Petrobras (PETR4) fechou com baixa de 0,42%, acompanhando a queda do petróleo no mercado internacional.
Os bancos terminaram com quedas consistentes, todos na casa de 1%, com destaque para Itaú Unibanco (ITUB4), que desceu 1,09%.
Dólar
O dólar comercial subiu pelo terceiro dia seguido, com mais 0,99%, a R$ 6,09. Hoje, o Banco Central também realizou leilões para tentar acalmar o câmbio, mas a estratégia não surtiu efeitos, assim como ocorreu na quinta e na sexta-feira. Já os DIs (juros futuros) seguem subindo e já atingem os 15% com certa folga.
Mercado externo
Os ativos de Wall Street levaram o Nasdaq para mais um recorde histórico, acima dos 20,1 mil pontos. As big techs subiram para máximas históricas, incluindo ações da Apple, da Alphabet, Tesla e da fabricante de chips de IA Broadcom. O movimento também ignorou a queda de Nvidia.
O Dow Jones caiu -0,25%, aos 43.717,48 pontos; o S&P 500, +0,38%, aos 6.074,08 pontos; o Nasdaq, +1,24%, aos 20.173,89 pontos.
Relacionados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Lula assina decreto que antecipa 13º salário dos aposentados para abril e maio
Pelo cronograma tradicional, os valores seriam depositados somente no segundo semestre
Ministério Público do DF investigará compra do Banco Master pelo BRB
Banco de Brasília diz que informou TCDF sobre a operação