ICL Notícias
Economia

Ibovespa fica próximo da estabilidade com exterior; dólar fecha a R$ 5,69

Divisa norte-americana recuou 0,25% nesta quarta-feira (2)
02/04/2025 | 17h30
ouça este conteúdo

O Ibovespa fechou a quarta-feira (2) próximo da estabilidade, com leve alta de 0,03%, aos 131.190,34 pontos, acompanhando o movimento do exterior.

Ao redor do mundo, os olhares se voltaram ao presidente dos EUA, Donald Trump, que detalhou nesta tarde seu plano de tarifas recíprocas a parceiros comerciais, incluindo de ao menos 10% a produtos importados do Brasil.

Em Wall Street, os indicadores fecharam majoritariamente em alta. Entre os pesos-pesados do Ibovespa, as ações da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3) também encerraram a sessão próximas da estabilidade, diante da expectativa de sobretaxação de produtos brasileiros por parte do governo estadunidense. O principal produto brasileiro exportado aos EUA é o petróleo.

No cenário doméstico, os agentes acompanharam declarações de autoridades do governo e do Banco Central em evento dos 60 anos da autarquia.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse que o trabalho para desobstruir os canais de transmissão da política monetária para a economia no Brasil não envolve uma “bala de prata” e vai demandar uma série de reformas longas.

No mesmo evento, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que o anúncio de tarifas dos Estados Unidos preocupa o Executivo. Mas ela disse que o governo está “calmo, porque sabe usar a diplomacia para lidar com momentos como estes”.

Da agenda de indicadores, a produção industrial teve recuo de 0,1% em fevereiro na comparação com o mês anterior, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado ficou abaixo das expectativas.

Dólar

Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,6967, com recuo de 0,25%.

Mercado externo

As bolsas de Wall Street fecharam mistas, com os agentes à espera do anúncio do plano tarifário pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Na frente de dados, o relatório ADP apontou que 155.000 empregos foram abertos no setor privado em março, depois de 84.000 em fevereiro.

Além disso, rumores de saída de Elon Musk do governo Trump impulsionaram as ações da Tesla (TSLA). Rumores dão conta de que Trump e Musk teriam decidido nos últimos dias que o CEO da companhia de veículos elétricos e da SpaceX retornará em breve aos seus negócios, mas não informaram uma data específica.

O bilionário, por sua vez, chamou a notícia de “fake news” e compartilhou a publicação da porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, que já havia negado a informação, na rede social X (antigo Twitter), da qual Musk também é dono.

O Dow Jones recuou -0,03%, aos 41.989,96 pontos; o S&P 500 subiu 0,38%, aos 5.633,07 pontos; e o Nasdaq, +0,87%, aos 17.449,89 pontos.

 

 

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nosso boletim econômico
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.