ICL Notícias

O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (28) em alta, após passar boa parte do pregão oscilando entre altas e baixas na medida em que investidores avaliavam balanços corporativos e monitoravam o noticiário internacional. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,16%, aos 120.187 pontos.

Segundo analistas do mercado financeiro, na agenda de indicadores doméstica, as atenções estiveram voltadas para os novos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego no Brasil foi de 8% no trimestre móvel terminado em junho, no melhor resultado desde 2014 (6,9%). Em relação ao trimestre imediatamente anterior, entre janeiro e março, o período traz redução de 0,8 ponto percentual (8,8%) na taxa de desocupação. No mesmo trimestre de 2022, a taxa era de 9,3%.

Já no exterior, os investidores continuam a digerir a recente redução na pressão inflacionária dos Estados Unidos, que voltou a aumentar a expectativa do mercado de que o processo de alta de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) está perto do fim.

Os preços norte-americanos medidos pelo PCE — medida de inflação preferida do Fed — indicaram uma alta de 0,2% no mês passado, após avanço de 0,1% em maio, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento do Comércio dos EUA.

Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar fechou em queda de 0,58% frente ao real, cotado em R$ 4,73.

Destaques do dia do Ibovespa

Na sessão do Ibovespa de hoje, algumas das principais altas ficaram para companhias de tecnologia, crescimento ou ligadas ao mercado interno. As ações ordinárias da Méliuz (CASH3), da Yduqs (YDUQ3) e da Cogna (COGN3) ficaram entre os destaques.

Entre as maiores quedas da sessão de hoje, ficaram os papéis da Vale, de grande participação no índice, que caíram mais de 3%.

Mercado externo

Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,50%, 0,99% e 1,90%.

Redação ICL Economia com informações das agências

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail