ICL Notícias
Economia

Ibovespa sobe 1,36% puxado por mineradoras e siderúrgicas

Dólar tem queda de 1,04% frente ao real, cotado a R$ 4,931 na compra e na venda
11/09/2023 | 21h50

O Ibovespa fechou  o pregão desta segunda-feira (11) em alta, em um dia marcado por um maior otimismo nos mercados globais, após sinais mais positivos vindos da China e em meio à expectativa por dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos. Com o avanço das companhias do setor de siderurgia e mineração, o principal índice da Bolsa brasileira avançou 1,36%, aos 116.883 pontos.

Segundo analistas do  mercado financeiro,  os investidores no Brasil ficaram animados com a notícia de que a inflação ao consumidor na China subiu 0,1% em agosto, contra projeções de alta de 0,2% do mercado. Já os preços ao produtor caíram 3,0%, contra queda esperada de 2,9%.

Uma inflação mais controlada, de acordo com analistas, anima os mercados porque mostra que o governo chinês pode promover novos cortes nos juros e outros estímulos econômicos para impulsionar a atividade.

Na agenda doméstica, o mercado espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC promova mais um corte na Selic, taxa básica de juros, que hoje está em 13,25% ao ano.

No Brasil, hoje também foi dia de divulgação do Boletim Focus, relatório do BC que reúne as projeções dos analistas para os principais indicadores econômicos brasileiros. As projeções para a inflação, neste ano, apontam para uma alta de 4,93%, acima da meta do BC – que é de 3,25%, podendo oscilar entre 1,75% e 3,75%. As expectativas para o PIB avançaram para uma alta de 2,64%.

Já nos Estados Unidos, a expectativa é que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) mantenha os juros inalterados, entre 5,25% e 5,50% ao ano.

Nas negociações do dia, o dólar teve queda de 1,04% frente ao real, cotado a R$ 4,931 na compra e na venda.

Os destaques do dia do Ibovespa

Entre as maiores altas do Ibovespa, destaque para os papéis de empresas como EzTec, Cyrela, GPA e Rede D’Or. As ações ordinárias da Vale (VALE3) também subiram 1,44%.

Além dos setores de mineração e siderurgia, varejo, construtoras e bancos também tiveram um bom dia no pregão do Ibovespa.

Redação ICL Economia com informações das Agências

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail