ICL Notícias
Economia

Incertezas sobre a guerra trazem imprevisibilidades ao mercado nesta semana  

Preços do petróleo voltaram a avançar nesta segunda-feira (21)
21/03/2022 | 13h10

Os mercados globais devem continuar reagindo, esta semana, aos acontecimentos à medida em que a guerra continua. A expectativa de hoje (21) gira em torno da reunião de líderes da OTAN e de países membros da União Europeia, que devem discutir os rumos dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

No Brasil, mesmo em meio às incertezas vindas do exterior e à divulgação de fracos dados macroeconômicos, o Ibovespa conseguiu alcançar ganhos na sexta-feira (18) e fechou o dia positivo com avanço de 1,98%. A alta foi impulsionada especialmente por ações ligadas às commodities que possuem grande peso em nosso índice. Os destaques ficaram com empresas ligadas ao petróleo, à mineração e à siderurgia.

No exterior, apesar da abertura em queda, os mercados de Nova Iorque também conseguiram reverter o movimento negativo e fecharam o dia com ganhos. A NASDAQ liderou as altas com avanço de 2,05% na última sexta-feira. Na Europa, as quedas também puderam ser revertidas, o CAC 40 que recuava ao longo do dia fechou próximo à estabilidade e com leve alta de 0,01% e o Stoxx 600 avançou 0,91%.

O Boletim “Economia para Todos” do Investidor Mestre destaca que os preços do petróleo voltaram a avançar nesta manhã (21) com a sinalização da Rússia de que o fim das negociações não está próximo. A notícia aconteceu após a Ucrânia rejeitar uma exigência russa para deposição de suas armas e retirada de tropas da região de Mariupol. Ao mesmo tempo, lideranças europeias discutem, ainda hoje, possíveis sanções ao petróleo russo.

O Boletim também chama a atenção para o fato de que as bolsas asiáticas fecharam sem uma direção única. A manutenção da taxa de juros chinesa fez com que os ganhos fossem diminuídos na Ásia. Na Europa, os principais índices operam com ganhos e o Stoxx 600 avança 0,28% até o momento.

Indicadores econômicos da semana

Esta semana não conta com a divulgação de muitos indicadores, tanto no Brasil quanto no exterior. No Brasil, o IPCA 15 trará prévia para a inflação de março na sexta-feira (25), além da ata do Copom na terça (22).

No mercado externo, o destaque é para os PMIs, os índices dos gerentes de compras, com os últimos resultados para indústria e serviços. Após a decisão do Federal Reserve (Fed), que subiu os juros nos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, os investidores seguem monitorando os próximos passos da autoridade monetária. Nesta segunda-feira (21), o presidente do BC americano, Jerome Powell, faz um discurso em um evento para empresários às 13h (horário de Brasília).

Redação ICL Economia
Com informações do Boletim “Economia para Todos”

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail