Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11), apontou que proposta do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de isentar do Imposto de Renda (IR) brasileiros que recebem até R$ 5 mil é aprovada por 75% dos eleitores. Cerca de 20% rejeitam a medida, e 5% não sabem ou não responderam.
De acordo com a pesquisa, 61% das pessoas acreditam que alguém da sua família ou eles próprios serão beneficiados pela medida. Foram feitas 8.598 entrevistas presenciais com eleitores entre os dias 4 e 9 de dezembro, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Bahia e Pernambuco.
A margem de erro estimada da pesquisa é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
Isenção do IR
A pesquisa revelou, ainda, que 43% afirmaram que já sabiam da proposta, enquanto outros 56% disseram que ficaram sabendo no momento do levantamento da Quaest. A proposta foi anunciada no fim de novembro pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), durante pronunciamento em rede nacional de TV.

Proposta foi anunciada no fim de novembro pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Um projeto de lei sobre o tema será debatido no Congresso em 2025. Se aprovada, a medida passa a valer a partir de 2026.
A Associação Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco). projeta que a medida pode beneficiar cerca de 36 milhões de brasileiros, o que representa aproximadamente 78% dos 46 milhões de contribuintes que declaram IR anualmente.
Relacionados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Haddad pede que eleitores se mobilizem por reforma do Imposto de Renda
Ministro da Fazenda aconselhou troca de dívida cara por novo consignado CLT
Lula assina decreto que antecipa 13º salário dos aposentados para abril e maio
Pelo cronograma tradicional, os valores seriam depositados somente no segundo semestre