Os juros do rotativo do cartão de crédito para pessoas físicas encerraram 2023 em 440,8% ao ano, registrando um aumento de 28,9 pontos percentuais em um ano e 6,4 pontos percentuais apenas em dezembro, segundo dados emitidos nesta sexta-feira (06) pelo Banco Central.
Essa taxa não está em conformidade com a nova regra estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que limita os juros a um valor equivalente a 100%. A medida entrou em vigor apenas em 3 de janeiro de 2024, após a aprovação do programa Desenrola, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 3 de outubro.
O rotativo do cartão de crédito para pessoas físicas é a modalidade de crédito mais cara do mercado, enquanto para pessoa jurídica, a taxa subiu de 318,3% para 342% ao ano.
PROGRAMA DESENROLA
O programa Desenrola Brasil é uma das principais ações do Governo Federal para reduzir o número de endividados no país. A primeira etapa do programa se encerrou no último dia de 2023, com 32,5 bilhões de dívidas negociadas, beneficiando mais de 11 milhões de pessoas.
Relacionados
Entidades criticam elevação dos juros básicos da economia
Para setor produtivo, decisão do BC ameaça recuperação econômica
Federal Reserve sobe taxa de juros nos EUA para a faixa de 5% a 5,25%, maior patamar desde 2007
Presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o fato de o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) ter deixado de prever um novo aumento das taxas é importante. Mas, reiterou que a decisão de uma "pausa" no ciclo de aperto monetário ainda não foi feita