ouça este conteúdo
|
readme
|
Na última segunda-feira, o presidente Lula assinou decreto que autoriza a reversão do processo de extinção do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A, a Ceitec, empresa pública microeletrônica. A estatal atua na fabricação de circuitos integrados, chips, módulos e tags de identificação por radiofrequência. Com o decreto, a empresa voltará a operar.
A Ceitec foi criada em 2008, durante o segundo mandato do presidente Lula, e ganhou destaque com a fabricação de chips, sobretudo para o monitoramento de gado. A estatal é uma das pioneiras do setor de semicondutores e de componentes avançados e estratégicos do país.
Em fevereiro deste ano, Lula criou um Grupo de Trabalho Interministerial para reavaliar o processo de liquidação iniciado em 2020, na gestão Bolsonaro. Em abril, um decreto de Lula retirou a estatal do Programa Nacional de Desestatização (PND). A medida é uma promessa de campanha de Lula.
Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a retomada operacional da Ceitec estabelece a indicação de novos dirigentes e dos Conselhos de Administração e Fiscal, a recomposição dos quadros técnicos e a elaboração de um plano de recuperação das atividades para atender às demandas dos setores público e privado. Um plano de negócios deve ser elaborado com novas rotas tecnológicas e industriais definidas para que a empresa possa atuar no mercado nacional e internacional.
O decreto do presidente Lula foi assunto no ICL Notícias primeira edição desta terça-feira (07). O jornalista Rodrigo Vianna ressaltou a importância da empresa e do investimento estatal para o desenvolvimento de setores estratégicos no Brasil.
“O Estado é quem puxa o investimento no Brasil, inclusive em setores estratégicos. O Brasil é uma potência agrícola, claro que tem o setor privado, o agro, mas tem a Embrapa, tecnologia importantíssima. Reverter a extinção da Ceitec mostra que nós estamos nesse movimento de enterrar aquele neoliberalismo radical, nem a direita bolsonarista parece mais acreditar nisso”, comentou Rodrigo Vianna.
Relacionados
Lula sanciona lei que garante reconstrução dentária para mulheres vítimas de violência
Para ter acesso ao programa, as mulheres precisam apresentar documentos que comprovem a situação de violência
A investidores, Ciro Nogueira ataca governo: ‘Lula não tem mais como dialogar’
Senador disse que Tarcísio está eleito com apoio de Bolsonaro e que o Congresso já opera contra o governo
Governo acata lei apontada por Lula para ratificar venda da Eletrobras
AGU fechou acordo para encerrar processo no STF que questionava limites impostos ao governo na gestão da ex-estatal