Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, conversou, nesta sexta-feira (11), com o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, em torno da agenda econômica e comercial entre os países e “trocaram impressões sobre as alterações tarifárias em curso no cenário internacional”. A videoconferência ocorreu a pedido do ministro chinês.
“Convergiram na defesa do multilateralismo e do sistema internacional de comércio baseado em regras, com o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, diz nota da assessoria de Alckmin.
Nesta sexta-feira, a China aumentou suas tarifas sobre as importações dos Estados Unidos (EUA) para 125%, em resposta à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de elevar os impostos sobre produtos chineses para 145%, intensificando as apostas em uma guerra comercial que ameaça afetar as cadeias de suprimentos globais.
A China é a segunda maior economia do mundo e a segunda maior fornecedora de produtos aos EUA.
Ao mesmo tempo do aumento adicional aplicado aos chineses, Trump suspendeu, por 90 dias, a maioria das tarifas recíprocas impostas a dezenas de outros países.
Alckmin e ministro chinês buscam oportunidades complementares
O vice-presidente e o ministro chinês trataram também sobre as oportunidades e complementaridades das economias dos dois países.
Eles ainda discutiram sobre a próxima reunião de ministros de Comércio do Brics (fórum internacional que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), marcada para o mês de maio. Atualmente, a presidência do bloco é exercida pelo Brasil.
A China é importante parceiro econômico do Brasil, e os dois países mantêm diálogo estratégico.
Uma das principais instâncias de atuação é a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), presidida pelos vice-presidentes dos dois países.
Relacionados
Ex-deputado George Santos é condenado a sete anos de prisão nos EUA
Filho de brasileiros, George Santos mentiu sobre sua história de vida e cometeu fraude contra doadores de campanha nos EUA
Lula nomeia presidente da Telebrás como novo ministro das Comunicações
Frederico de Siqueira tem mais de 26 anos de experiência no setor
Robôs: China deve ser a produtora de mais da metade no mundo em 2025
Estudo prevê que país produzirá mais de 100 mil unidades neste ano