ICL Notícias
Economia

Veja o que muda com as novas regras do Pix; deixar de pagar impostos não levará a cancelamento

BC deve suspender 8 milhões de chaves
07/03/2025 | 11h15
ouça este conteúdo

O Banco Central divulgou na quinta-feira (6) novos mecanismos de segurança no Pix. A principal medida é que as instituições financeiras terão que excluir chaves de pessoas e de empresas cuja situação não esteja regular na Receita Federal.

Isso significa que CPFs com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula” e CNPJs com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula” não poderão ter chaves Pix registradas.

O objetivo da medida anunciada pelo Banco Central é melhorar a segurança do sistema de pagamentos instantâneo e dificultar fraudes e atuação de golpistas.

Dados do BC mostram que cerca de 8 milhões de chaves Pix estão com alguma irregularidade na base de dados da Receita Federal relativa ao CPF e podem ser suspensas.

Segundo a autarquia, problemas de grafia representam a parcela mais significativa dos casos de divergência entre as bases das instituições e da Receita.

A autoridade monetária também informou que a resolução não tem relação com o pagamento de tributos, apenas com a identificação cadastral do titular do registro na Receita Federal. Isso significa que a mudança não envolverá análises sobre o pagamento de tributos.

Pessoas físicas e jurídicas com pendências no DAS ou no Imposto de Renda não serão afetadas.

O que muda com a nova regra para o Pix

Entenda o que muda com as novas regras do Pix anunciadas pelo BC:

Cancelamento das chaves do Pix: serão canceladas as chaves que contenham CPFs com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula”, além de CNPJs que estejam em condição “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula”.

No caso do CPF, o documento é suspenso quando há informações incorretas ou incompletas no cadastro na Receita, e cancelado em caso de duplicidade ou decisão de processo. A nulidade, por sua vez, acontece quando há fraude.

Os CNPJs são suspensos quando há inconsistência nos dados, não cumprimento de obrigações legais, domicílio no exterior ou indício de fraude. O registro é considerado inapto quando a pessoa jurídica passa dois anos consecutivos sem apresentar declarações contábeis.

Chaves Pix com e-mail: essas chaves não poderão ser alteradas, segundo o BC. Isso significa que pessoas e empresas que queiram reivindicar a posse de uma chave Pix do tipo e-mail não poderão mais fazê-lo. Em suma, essas chaves não vão mais mudar de dono. O recurso passa a ser exclusivo de chaves do tipo número de celular.

Chaves aleatórias: o BC definiu que não será mais possível alterar as informações vinculadas a chaves aleatórias. A partir de agora, será necessário excluir a chave aleatória e criar uma nova, com as informações desejadas.

Estorno de Pix

O BC também fez um ajuste na norma que entrou em vigor em novembro do ano passado e derrubou o limite fixo para devolução de recursos em dispositivos que nunca tenham sido usados para iniciar uma transferência via Pix.

É possível solicitar o estorno de uma transação via Pix pelo próprio aplicativo do banco, agora sem a trava de R$ 200 no caso de um novo aparelho de celular. Contudo, para as demais operações, a restrição de até R$ 200 continua valendo.

Para transações fora deste limite de valor, o dispositivo de acesso deverá ter sido previamente cadastrado pelo cliente.

Como regularizar o CPF ou CNPJ

O processo de regularização do CPF pode ser feito neste site Receita Federal e seguir os seguintes passos:

  • Preencher dados pessoais como nome, data de nascimento, entre outros;
  • Após encaminhar o formulário, o cidadão pode ter que enviar documentos ao órgão;
  • Se for emitido um protocolo de atendimento, é recomendável anotar e aguardar o prazo do processo.

No caso do CNPJ, acesse o site https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-dividas-e-pendencias-fiscais. Clique em “Consultar CNPJ”, para pessoa jurídica, vá em “Iniciar” e informe os dados solicitados.

Empresas

O BC informou que empresas com problemas fiscais não terão suas chaves Pix canceladas. O esclarecimento surgiu após a instituição informar que CNPJs inaptos (descumprimento de obrigações, como a não entrega de declarações) teriam as chaves desativadas.

Embora tenha garantido que questões fiscais não serão critério para o cancelamento, o BC não detalhou como distinguir casos de inaptidão por falta de documentos daqueles motivados pelo não pagamento de impostos ou outras razões, como ausência de informações.

 

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nosso boletim econômico
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.