O Banco Central (BC) informou que na última sexta-feira (7), o número de transações via Pix atingiu a marca de 206,8 milhões de transações dentro do período de 24 horas, estabelecendo um novo recorde de transferências feitas em um único dia.
A marca anterior era de 201,6 milhões de transações, registradas em 5 de abril de 2024.
Segundo o Banco Central, o total de transações da última sexta-feira somam R$ 90,9 bilhões.
Se consideradas as movimentações da quinta-feira (6), mais de 400 milhões de Pix foram realizados no intervalo de 48 horas, marcando outro recorde.
Esses números indicam como o pix é uma ferramenta de grande importância como infraestrutura digital pública “para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, aponto o Banco Central.
Pix: Nova funcionalidade
O Banco Central pretende lançar em 28 de outubro deste ano o Pix automático, a nova funcionalidade da ferramente que permitirá que o cliente agende pagamentos.
O serviço será semelhante ao débito automático, contudo, o BC acredita que o a funcionalidade será capaz de alcançar um público maior. Por meio dele será possível agendar o pagamento de:
- Contas de água e luz.
- Escolas e faculdades.
- Academias, condomínios.
- Parcelamento de empréstimos.
Também está programado para outubro o lançamento do Pix agendado recorrente, o qual possibilitará o pagamento de mesadas, doações, aluguéis para pessoas físicas e Prestação de serviço por pessoas físicas (como diarista, terapia, educador físico etc).
Leia também
Pix: sistema do BC ajuda vítimas de golpes a recuperar o dinheiro perdido
PEC que prevê mais autonomia ao BC pode tornar Pix um serviço pago, alerta sindicato
Deixe um comentário