Os trabalhadores têm até amanhã (28) para retirar o abono salarial referente a 2023, relacionado ao ano-base 2021. Após esse prazo, os valores não resgatados serão revertidos para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), seguindo as diretrizes do programa, com a recuperação disponível pelos canais do Ministério do Trabalho.
O calendário de pagamento para o ano de 2024 já foi divulgado, com início em 15 de fevereiro e prazo para saque até 27 de dezembro.
O que é o Abono Salarial PIS/Pasep?
O abono salarial é um benefício anual concedido a trabalhadores do setor público e privado que atendem aos requisitos do programa, sendo o valor máximo do benefício equivalente a um salário-mínimo, seguindo cronograma estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).
O valor do abono corresponde ao salário-mínimo atual dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base de 2021. Em 2023, o salário-mínimo é de R$ 1.302,00.
Consulte
Para trabalhadores de empresas privadas cadastrados no PIS, o pagamento pode ser consultado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Já para os trabalhadores de empresas públicas cadastrados no Pasep, o abono estará disponível na conta corrente ou poupança. Aqueles que optarem pelo saque presencial em agências do Banco do Brasil devem apresentar documento oficial de identificação e número do CPF.
Deixe um comentário