O preço dos alimentos, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acompanha o custo dos produtos para famílias que ganham de um a cinco salários mínimos, do IBGE, está com os preços em média 2,4% menores no acumulado até novembro deste ano. O número é o menor desde 2017.
Os dados podem ser explicados, dentre outros motivos, pela safra recorde, queda nos preços das commodities agrícolas e uma desinflação global. As estimativas dos economistas são de deflação de pouco mais de 1%, com as carnes ficando 9,4% mais baratas e as aves e ovos, 6,8%. As informações são do jornal O Globo.
O INPC, até novembro deste ano, ficou em 3,1%, menor valor para o período desde 2017. O índice, diferente do IPCA, acompanha o gasto das famílias de menor renda, o que representa metade da população do país, em média.
Por isso, o INPC funciona como um termômetro do impacto da variação dos preços dos alimentos entre a população de menor renda, para a qual a alimentação tem maior peso no orçamento.
Durante o ano de 2023, o país bateu recorde na safra de grãos, o que ampliou a oferta de produtos como soja, milho e feijão. Este ano, os preços dessas commodities agrícolas desaceleram, o que chegou ao consumidor final.
Em 2002, último ano do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o INPC registrou alta recorde de 23,26%. Após reduzir gradativamente, o índice teve queda de 0,22% em 2006, no último ano do primeiro mandato de Lula.
Com Bolsonaro, o aumento dos preços dos alimentos chegou a 18,88% em 2020. No ano passado, o INPC foi de 13,08%.
Relacionados
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Lula assina decreto que antecipa 13º salário dos aposentados para abril e maio
Pelo cronograma tradicional, os valores seriam depositados somente no segundo semestre
Ministério Público do DF investigará compra do Banco Master pelo BRB
Banco de Brasília diz que informou TCDF sobre a operação