O ICL Mercado e Investimentos analisa os principais pontos da reforma tributária e quais serão os impactos no dia a dia dos brasileiros. Aprovado pelo Senado Federal, o texto voltará para apreciação na Câmara dos Deputados, já que versão original foi alterada pelos senadores.
Aguardada há anos, a reforma tributária vai mexer na vida de toda população e traz diversas novidades, como o Imposto de Valor Agregado. Entre elas, a unificação de três impostos federais (PIS, Cofins e IPI), que vão dar origem à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e do ICMS (estadual) e ISS (municipal), que será unificado com a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
O videocast aborda ainda a expectativa da safra de grãos brasileira de 2023, que deverá ser recorde, com crescimento de 20,6% em relação a 2022. Deborah Magagna e André Campedelli analisam também os índices das bolsas mundiais e as dificuldades enfrentadas pela Starbucks no Brasil, com o recente pedido de recuperação judicial.
Relacionados
Reforma tributária: cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
Cashback busca tornar o sistema tributário mais progressivo, fazendo com que os mais pobres paguem proporcionalmente menos tributos que os mais ricos
Celebrada por governo e centrão, reforma tributária amplia incentivo aos agrotóxicos
Também serão isentos produtos de origem transgênica; setor acumula R$ 21 bi em isenções entre janeiro e agosto deste ano
Senado Federal aprova texto-base da reforma tributária, com 49 votos favoráveis
Regulamentação trata das regras dos novos impostos sobre o consumo