ICL Notícias
Economia

União Europeia suspende pacote de retaliação a tarifas de Trump por 90 dias

A informação foi dada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na manhã desta quinta-feira (10)
10/04/2025 | 09h12
carregando áudio...
00:00 / 00:00
1x

A União Europeia decidiu suspender por 90 dias as duas primeiras medidas retaliatórias à política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sobretaxar produtos importados dos europeus. A informação foi dada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na manhã desta quinta-feira (10).

Em meio à escalada da guerra comercial empreendida pelo presidente dos EUA, especialmente contra a China, Trump anunciou uma trégua na quarta-feira (9), ao reduzir a 10% as tarifas pelo prazo de 90 dias. Na decisão, ele também anunciou taxas de 125% contra a China

“Tomamos nota do anúncio do Presidente Trump. Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE, que contaram com forte apoio dos nossos Estados-membros, vamos suspendê-las por 90 dias”, escreveu von der Leyen em sua conta na rede social X.

Ontem, os países da União Europeia aprovaram o primeiro pacote de medidas contra o país norte-americano, incluindo uma tarifa de 25% a ser cobrada sobre US$ 21 bilhões em produtos, em etapas, a partir de 15 de abril. O conjunto de medidas é uma resposta às taxas impostas pelos EUA sobre o aço e alumínio.

No entanto, Ursula destacou que, “se as negociações [com o governo norte-americano] não forem satisfatórias, as contramedidas serão aplicadas”.

União Europeia diz que as opções, no entanto, “permanecem na mesa”

O recuo, no entanto, não significa que as discussões do pacote de contramedidas serão paralisadas. “Todas as opções permanecem na mesa”, disse a presidente da Comissão Europeia, afirmando também que o “trabalho preparatório para outras contramedidas continua”. Neste caso, o pacote se refere a tarifas retaliatórias contra o aço e o alumínio.

O bloco ainda quer retaliar as taxas aplicadas pelos EUA sobre outros produtos, como veículos.

A União Europeia reúne 27 países. Desde o mês passado, o bloco enfrenta tarifas de importação de 25% sobre aço, alumínio e carros, além de novas taxas de 20% para quase todos os outros produtos, que acabaram de entrar em vigor.

Em retaliação, a UE decidiu que serão aplicadas tarifas de 25% sobre uma série de importações dos EUA a partir da próxima terça-feira (15), porém, em etapas.

Trump ameaçou taxar em 200% os vinhos europeus, em meados de março, e chamou o bloco de “uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo, que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos EUA”.

Os Estados Unidos importam do bloco produtos como milho, trigo, cevada, arroz, motocicletas, aves, frutas, madeira, roupas e fio dental. No ano passado, totalizaram cerca de 21 bilhões de euros (US$ 23 bilhões).

A UE já havia destacado, no entanto, que as tarifas retaliatórias podem ser suspensas a qualquer momento caso os EUA concordem com um “resultado negociado justo e equilibrado”.

 

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nosso boletim econômico
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.