A casa de análise norte-americana Grizzly Research LLC divulgou um relatório nesta quarta (12) no qual afirma que os lucros da XP dependem de um esquema de “pirâmide financeira”. Além isso, o documento aponta que a instituição financeira “empurra agressivamente” aos seus clientes “produtos de investimento predatórios”.
A XP negou as informações. “A companhia cumpre com a lei e segue todas as normas estabelecidas por órgãos reguladores, como Comissão de Valores Mobiliários (CVM), SEC, Banco Central, dentre outros, e tem suas operações auditadas regularmente por instituições independentes”, diz a XP. “Serão tomadas todas as medidas legais cabíveis contra a Grizzly Research.”
A fraude ocorreria a partir dos fundos Gladius e Coliseu, em uma estrutura baseada na venda de Certificados de Operações Estruturadas (COEs). “Sem o Gladius e o Coliseu, a XP não seria lucrativa”, apontou o relatório.
O principal deles seria o Gladius, que teria retornado mais de 2.419% nos últimos cinco anos, com baixa volatilidade.“COEs são produtos de investimento predatórios que a XP empurra agressivamente para seus clientes de varejo brasileiros”, diz o relatório da Grizzly.
De acordo com a casa, o Gladius está pagando prêmios indevidos da venda de COEs para a XP, contabilizando as entradas de caixa desses produtos como lucros.
Ou seja, a XP “empurraria” aos clientes os produtos, que renderiam à financeira valores que estruturam as demais operações da XP. Ainda segundo o texto, a atividade irregular pode “levar a profundas consequências para a estabilidade financeira e reputação da XP”.
Há anos, Eduardo Moreira fala sobre os perigos dos COEs
O tema dos COEs e dos investimentos predatórios não são novos. O economista e fundador do ICL (Instituto Conhecimento Liberta), Eduardo Moreira, comentou, durante o ICL Notícias veiculado em fevereiro de 2024, um processo movido por investidores contra a XP Investimentos, que acusavam a maior corretora do país de práticas abusivas, levando muitos deles a prejuízos milionários em aplicações financeiras, perda de patrimônio e até a dívidas enormes com a própria empresa.
“Os principais relatos dizem respeito aos COEs. Eu, sozinho, há 5 anos, digo: ‘o investimento da moda no Brasil é um desastre em potencial: porque os COEs podem ser o pior investimento que você tem para fazer com seu dinheiro”, disse Edu na ocasião.
Segundo Moreira, as instituições financeiras ganham bilhões lucrando com o “prejuízo das pessoas”. “Não é plantando alface, tomate, milho, soja – não é produzindo nada”, disse.
Sobre a Grizzly Research LLC
A Grizzly é especializada em procurar problemas nas empresas para apostar na queda das ações. A própria empresa assume posições vendidas nas ações que critica, lucrando com as quedas após seus relatórios. “Somos tendenciosos em nossas visões, assim como os investidores, a empresa sobre a qual publicamos, os bancos de investimento e quase qualquer parte interessada”, diz a research, no site da companhia. “Não temos medo de publicar nossas visões pessimistas.”
Os apoiadores valorizam a research por expor riscos que outros ignoram. Já os críticos veem como oportunista, com relatórios exagerados e pouco embasados.
Relacionados
XP ameaça influenciadores de processo após publicações sobre relatório contra financeira
Documento aponta que instituição financeira 'empurra agressivamente' aos clientes 'produtos de investimento predatórios'
Cooperativa do MST busca investidores para produção de leite orgânico por meio do Finapop
Plataforma quer captar R$ 2,6 milhões até sexta de pessoas dispostas a investir com propósito