No ICL Notícias — 2ª Edição, Eduardo Moreira explica as implicações do aumento do valor do dólar frente a outras moedas mundiais, e porque devemos nos preocupar com essa valorização. Com os R$ 6 bi em cortes apresentados por Haddad no Orçamento de 2024, o Ibovespa subiu e o dólar teve alta de 0,05%.
Segundo Eduardo Moreira, “o dólar subindo, como tá subindo, a inflação de curto prazo é totalmente impactada pelo dólar […] E quando isso começa, tudo subir de preço, o governo perde a opinião pública ele, aí ele fica no pior dos mundos. E aí, qual a dificuldade que ele tem? A maneira que ele teria para sustentar isso: ou ele faz mais cortes, ou ele pega e dá uma porrada nos juros para cima. Os dois são péssimos para o nosso campo”.
Algumas das saídas da crise econômica apresentadas por Edu são: o investimento estrangeiro, já que a desvalorização do real faz com que seja benéfico para pessoas de outros países realizarem compras no Brasil. Outra estratégia arriscada seria vender o dólar da reserva, o que pode resultar em um aumento ainda maior da moeda, caso outros países vejam isso como fraqueza econômica. A última é o aumento de juros, que também compromete a opinião pública.
Relacionados
Após denúncia de Edu Moreira, ICL lança vaquinha para ajudar projeto social de Paraisópolis
Campanha busca construir primeira escola de Desenvolvimento de Negócios, Tecnologia e Comunicação da comunidade
‘Ovo político’: mudança climática, inflação e vendas aos EUA criam desafio para Lula
Exportação de ovos brasileiros para os EUA quase dobrou em um ano, enquanto preço do alimento disparou nos dois países
Lula assina decreto que antecipa 13º salário dos aposentados para abril e maio
Pelo cronograma tradicional, os valores seriam depositados somente no segundo semestre