A urgência na construção de uma nova arquitetura financeira global foi o tema principal do G20 Talks, parte do CRIA G20, evento que antecede a Cúpula de Líderes do G20. Realizado no Rio de Janeiro, conecta criadores digitais, ativistas sociais e comunicadores. O evento também é um espaço para a transformação e o engajamento social, orientado a semear o debate sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a nova arquitetura financeira global e o enfrentamento às mudanças climáticas.
Na manhã de sábado (15), Eduardo Moreira, criador do Instituto Conhecimento Liberta, conduziu o debate sobre a nova arquitetura financeira global, que teve a participação do diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo; da influenciadora e educadora financeira Nath Finanças; e da economista Isabella Weber.
A discussão abordará temas como políticas monetárias e a importância de uma educação financeira acessível, com foco na construção de uma governança econômica mais estável e inclusiva.
Ao abrir o evento, Edu Moreira destacou a desigualdade que é a marca da economia mundial. “A fortuna dos seis brasieiros mais ricos é igual ao que tem metade dos brasileiros”, disse Edu. “E nos Estados Unidos é pior: os três americanos mais ricos têm renda igual a 150 milhões de pessoas”.
O criador do ICL convidou a todos a olhar para a frente, pensar em soluções e cooperações pra construir um futuro financeiro mais justo e sustentável. E listou algumas dessas iniciativas possíveis.
“Taxação dos super ricos, renegociação de dívidas dos países em desenvolvimento e arranjos financeiros que possibilitem o financiamento de iniciativas como a Aliança Mundial Contra a Fome e a pobreza”, afirmou.
Veja abaixo o vídeo com a íntegra do debate:
Deixe um comentário