ICL Notícias

Egito aceita receber brasileiros confinados em Gaza para ajudar no retorno ao Brasil

Ministro das Relações Exteriores afirma que saída acontece hoje pela passagem de Rafah, na fronteira palestina e egípcia. Governo brasileiro contratou ônibus para o transporte e avião da FAB vai fazer repatriação
14/10/2023 | 05h00

O Egito aceitou receber os brasileiros que querem sair da Faixa de Gaza. A confirmação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A população confinada na região deve sair hoje pela passagem de Rafah, na fronteira entre a parte Sul de Gaza e o Egito.

“[Os cidadãos brasileiros] sairiam neste ônibus, que os transportará amanhã [sábado]. O que nós propusemos é que saíssem e fossem levados para um aeroporto, uma localidade muito próxima da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira, estará esperando”, confirmou Vieira.

Em entrevista após a reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o ministro informou governo brasileiro contratou ônibus para o transporte dos brasileiros até a fronteira egípcia e aguardava a liberação pela passagem de Rafah pelo país africano.

Logo após o encontro, Vieira condenou a violência do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas e fez um apelo para a criação de um corredor humanitário que permita a evacuação da população civil.

“Ao final, após pedido de membros do Conselho de Segurança, o Brasil vai continuar a trabalhar continuamente com todas as delegações visando uma posição unificada do conselho para a situação”, afirmou o ministro.

Informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail