O bilionário Elon Musk, CEO da plataforma “X” (antigo Twitter), anunciou, na última segunda-feira (29), o primeiro implante de chip cerebral da Neuralink em um ser humano. Chamado de dispositivo de interface cérebro-computador (BCI, na sigla em inglês), o chip busca permitir que pessoas com paralisia controlem equipamentos externos com seus pensamentos.
O chip foi colocado no paciente cirurgicamente por um robô, na região do cérebro que controla a intenção de se mover. A implementação tem o objetivo de permitir que as pessoas controlem, por exemplo, um cursor ou teclado de computador, usando apenas seus pensamentos.
Segundo Elon Musk, após a cirurgia, o paciente se recupera bem e as análises preliminares detectaram sinais “promissores” de atividade neural.
A Neuralink, empresa de Elon Musk, foi autorizada em 2023 a testar o chip em humanos. Em setembro, a startup anunciou que pessoas com paralisia causada por lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA) poderiam se qualificar para o estudo.
O bilionário americano já afirmou que a Neuralink faz parte de seus planos para doenças como obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.
Deixe um comentário