ICL Notícias

Em meio ao aumento da tensão com a Guiana, Maduro vai se encontrar com Putin

Segundo o Kremlin, viagem estava agendada desde outubro. Não foi informada a pauta de discussões do encontro, mas região de Essequibo deverá ser um dos temas
8 de dezembro de 2023

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, visitará a Rússia para se encontrar com Vladimir Putin. De acordo com o Kremlin, o encontro deverá acontecer nos próximos dias — entre domingo terça-feira. A viagem acontece em meio ao aumento da tensão com a Guiana.

O Kremlin não informou a pauta de discussões do encontro, mas garantiu que a visita já estava agendada desde outubro. Porém, é provável que a questão envolvendo a região de Essequibo, na Guiana, seja um dos temas da reunião entre Maduro e Putin.

O encontro poderá gerar ainda mais tensão nas Américas. Caso Vladimir Putin declare apoio a Nicolás Maduro na questão do território de Essequibo, Estados Unidos e Rússia ficarão novamente em lados opostos.

Isso porque o governo americano já se posicionou favorável à Guiana. Ontem, os Estados Unidos anunciaram exercícios militares na região de Essequibo e no resto da Guiana.

EXERCÍCIOS MILITARES

O ministro do Poder Popular para a Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, classificou como provocação os exercícios militares anunciados pelos Estados Unidos na Guiana.

Os Estados Unidos e a Guiana possuem parceria militar estabelecida desde 2022, o que se intensificou com a recente visita de comandantes militares norte-americanos ao país sul-americano para discutir estratégias de defesa.

ESSEQUIBO

A Venezuela reivindica a região de Essequibo, rica em recursos naturais e maior do que a Inglaterra, como parte de seu território histórico da época da Capitania Geral da Venezuela sob domínio espanhol.

Por outro lado, a Guiana sustenta que as fronteiras foram definidas em 1899 pela Sentença Arbitral de Paris, que estabeleceu os limites da então Guiana Britânica.

REFERENDO

No último domingo (3), mais de 95% dos eleitores que participaram em um referendo sobre Essequibo, território que a Venezuela reivindica da vizinha Guiana, apoiaram a proposta de criar uma província naquela região rica em petróleo.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail