ICL Notícias
Internacional

Em missa inaugural, papa Leão XIV critica sistema econômico que ‘marginaliza os pobres’

Papa pediu por uma Igreja Católica unida que seja um 'fermento' de esperança e unidade para um mundo reconciliado
18/05/2025 | 08h37
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

O papa Leão XIV celebrou, na manhã deste domingo (18), sua missa de entronização, inaugural de seu pontificado. A celebração marca oficialmente o início de seu período à frente do Vaticano e da Igreja Católica.

O papa Leão XIV chegou à Praça de São Pedro para a celebração em um papamóvel. Milhares de fiéis lotaram a praça e as ruas ao redor do Vaticano. A celebração, na Basílica e na Praça de São Pedro, durou cerca de duas horas entre as 10h e 12h do horário local (das 5h às 7h no fuso de Brasília).

Em seu discurso na homilia, o papa pediu união e amor à humanidade, e condenou o sistema econômico que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres. O papa pediu por uma Igreja Católica unida que seja um “fermento” de esperança e unidade para um mundo reconciliado.

“Quero uma Igreja unida, que seja fermento para um mundo reconciliado. Ainda vemos demasiado dano e discórdia causadas pelo ódio por um paradigma humano que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres”, disse.

“Dentro dessa massa, queremos ser um pequeno fermento de esperança e de unidade. Olhai para Cristo, aproximem-se dele. Escutem a palavra de amor para que se torne sua única família”,completou o pontífice.

papa Leão XIV

Papa Leão XIV durante missa de entronização, que marca o início de seu papado, em 18 de maio de 2025. (Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane)

Missa inaugural do papa Leão XIV

Durante a celebração, o pontífice recebeu dois itens simbólicos, o Pálio, pano branco de lã que representa o papa como pastor à frente da Igreja Católica, e o Anel de Pescador, individual de cada papa e item importante para selar documentos. Os itens foram dados ao papa em frente ao altar, uma pequena alteração no procedimento para atender a uma requisição do novo pontífice.

Na homilia, Leão XIV se emocionou ao mencionar os dias de tristeza, como ele chamou, após a morte do papa Francisco. A homilia deu mais indícios de continuidade do pontificado de seu antecessor.

Papa Leão XIV faz missa inaugural. (Foto: Reuters)

Leão XIV pregou ainda união da Igreja com povos e países em que o catolicismo não seja o predominante. Ao chegar à Basílica de São Pedro, Leão XIV foi até a tumba de Pedro, considerado o primeiro papa da História, em um gesto litúrgico e fez orações junto a suas relíquias. Depois, o pontífice seguiu para a Praça de São Pedro.

Uma multidão de fiéis lotou a praça e as ruas ao redor em Roma, no maior evento no Vaticano desde o funeral do antecessor de Leão XIV, o papa Francisco, em 26 de abril.

Pergunte ao Chat ICL

[mwai_chatbot id="default" local_memory="false"]

Relacionados

Carregar Comentários

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail