A crise na Segurança Pública do Rio de Janeiro, onde 35 ônibus foram incendiados ontem a mando da milícia, levou Ciro Gomes a fazer suas primeiras críticas públicas a Lula e ao governo do PT desde outubro do ano passado, quando foi derrotado no primeiro turno da eleição presidencial.
Em sua conta no Instagram, o político do PDT abordou a “grave situação da segurança no Rio de Janeiro”, que, segundo escreveu, “tem múltiplos fatores sociais, políticos e econômicos”.
Ciro observa que o problema é antigo. “Mas é um fenômeno que está se consolidando há mais de 20 anos e nenhuma mudança legal ou institucional foi promovida”, escreveu ele. “Como exemplo, o Governo Federal gastou este ano mais com propaganda do que com segurança pública. Isto revela a completa omissão e zero prioridade por parte das autoridades”.
O político cearense obesrva que “nenhuma solução local é possível devido à extensa promiscuidade entre o crime organizado e as autoridades policiais e políticas”.
Até então, as críticas de Ciro Gomes estavam restritas aos textos da newsletter que distribui a seus seguidores pagantes.
Deixe um comentário