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Embraer vai produzir 1º ‘carro voador’ em tamanho real ainda este ano no Brasil

Montagem do veículo será feita em Taubaté, no interior de São Paulo
25/04/2024 | 05h36

A Embraer, dona da empresa de mobilidade aérea urbana Eve Air Mobility, anunciou que irá produzir o primeiro protótipo de “carro voador” (eVTOL) em tamanho real “até o fim deste ano”. A montagem do veículo será feita em Taubaté, no interior de São Paulo.

A empresa fará os primeiros testes de campanha de voo também devem ocorrer ainda este ano na cidade de Gavião Peixoto, também no interior de São Paulo. A informação foi dada pelo presidente da Embraer-X, área de inovação da Embraer, Daniel Moczydlower, ao G1.

A aeronave, conhecida oficialmente como eVTOL (ou “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”), ainda não tem nome oficial, mas é chamada internamente de Eve 01.

Imagem de conceito do ‘carro voador’ da Eve, subsidiária da Embraer. Foto: Divulgação/Embraer

“A Eve só tinha montado e até colocou para voar o modelo de escala 1:3, que é como se fosse um drone gigante. Agora, vamos produzir o veículo de verdade, que iremos usar no futuro… Esta é uma etapa essencial para começar a certificação com a Anac”, disse Daniel Moczydlower.

Após 3 mil encomendas de seu eVTOL, a empresa recebeu outro pedido para entregar até 50 “carros voadores” para uma empresa do Japão. No Brasil, a previsão da Eve é que a aeronave comece a voar em São Paulo a partir de 2026.

“A gente não saiu primeiro. Alguns países começaram antes do Brasil na corrida dos eVTOLs, mas eu ainda acho que com a combinação da Eve apoiada pela Embraer, que tem mais de 50 anos de experiência, e a competência técnica da Anac, o Brasil tem boas chances nessa corrida”, disse Daniel Moczydlower durante participação no Web Summit Rio 2024.

Embraer

O executivo disse, no evento, que a grande vantagem competitiva da Eve é a possibilidade de usar a infraestrutura da Embraer para acelerar os testes. Isso, segundo Daniel, economizaria tempo e dinheiro. “Nós já temos o maior centro de ensaio de voo do hemisfério Sul, em Gavião Peixoto. Não será preciso construir outro e a Eve já pode usar essa estrutura”

Em março, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu consulta setorial para apresentação de sugestões e ideias que podem integrar a certificação e regulação dos eVTOLs no Brasil.

O órgão disse que as “contribuições recebidas estão atualmente em fase de análise e podem ser consultadas neste link”. Não há um cronograma pré-definido dos próximos passos.

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