De acordo com estimativas do Metsul, a enchente que atinge cidades do centro do Rio Grande do Sul é uma das maiores da história, mostram medições dos níveis dos rios na região que foi a mais atingida por chuva extrema no estado nesta semana.
O nível do Rio Jacuí, que desemboca no Guaíba, atingiu nesta sexta-feira (20) o nível de 26,30 metros na régua de Cachoeira do Sul. Trata-se de uma das maiores enchentes na história da cidade do centro gaúcho, somente sendo superada por 1941 e 2024.
O nível do Jacuí observado hoje em Cachoeira do Sul está muito perto do anotado na enchente catastrófica de 1941, quando na localidade do Centro do estado o rio atingiu a marca de 26,53 metros. No ano passado, o Jacuí em Cachoeira atingiu 29,55 metros.
Ver essa foto no Instagram
A Ponte do Fandango, na BR-153, está totalmente interditada devido à elevação do Rio Jacuí. A água avançou sobre a pista e a Polícia Rodoviária Federal fez o bloqueio da rodovia. A recomendação é que a população evite circular pela região.
Enchente obriga Prefeitura de Porto Alegre a fechar comportas
Na capital do estado, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) da Prefeitura de Porto Alegre começou a fechar três comportas do sistema de proteção contra cheias, nesta sexta-feira (20), como medida preventiva. São as comportas 11, 13 e 14.
Esntão em obras as comportas na Avenida Castelo Branco e por isso elas serão fechadas com sacos de areia.
Segundo o Dmae, a previsão é de que o nível da água não ultrapasse o limite de segurança na região. No entanto, a decisão é para garantir mais segurança aos moradores durante o período de chuvas.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Número de mortos em enchentes no Texas sobe para 104
Mais chuvas nos próximos dias devem causar o aumento do volume de água nos rios do Texas
Acampamento confirma morte de 27 meninas pelas enchentes no Texas; mais de 80 morreram
Chuvas elevaram o rio Guadalupe em dezenas de metros em poucas horas; mais de 80 mortes já foram confirmadas
Texas continua procura meninas desaparecidas após enchentes que deixaram 50 mortos
Das quase 750 meninas que participavam de acampamento de verão cristão às margens do rio, 27 estão desaparecidas