A organização do encontro evangélico Consciência Cristã 2024 cancelou a participação do pastor americano Douglas Wilson. O cancelamento ocorre após repercussão negativa da presença do religioso, que prega a ideia de que a Bíblia autoriza a escravidão. O evento acontecerá em Campina Grande, na Paraíba, entre os dias 8 e 13 de fevereiro.
Em nota, a Visão Nacional para a Consciência Cristã, organizadora do encontro, informou que decidiu “cancelar a participação do pastor Douglas Wilson, da Christ Church, após polêmicas levantadas por interpretações de falas do preletor sobre o tema sensível da escravidão no contexto americano”.
A vinda de Douglas Wilson ao Consciência Cristã 2024 gerou críticas no meio evangélico. Para o teólogo Ronilso Pacheco, em texto publicado no site The Intercept Brasil, a participação do pastor americano cruza uma linha inaceitável e permite “defesa aberta da naturalização da escravidão”.
Douglas Wilson é líder da Igreja de Cristo e, em dois livros, diz querer “tirar o estigma” do sistema escravista associado ao sul dos Estados Unidos. Segundo o pastor, a vitória do norte dos Estados Unidos, que era abolicionista, impediu a ida de africanos escravizados para o estado da Virgínia, onde na concepção torta dele encontrariam “mestres piedosos”.
Leia também
Relacionados
Transportadora ligada ao Grupo Zema é autuada por trabalho análogo à escravidão
Trabalhadores da Cidade das Águas transportavam móveis e eletrodomésticos às lojas da família do governador de MG
Mulher de desembargador de SC entra na lista suja de trabalho escravo
Ana Cristina Gayotto de Borba entrou na lista mas seu marido, o desembargador Jorge Borba, não
Lei municipal que bania monumentos a escravocratas é revogada no Rio
Novo texto foi sancionado pelo prefeito Eduardo Paes em 2 de janeiro