Candidatos com problemas de logística ou de saúde (doenças infectocontagiosas) que não puderam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) nos dois últimos domingos já podem solicitar a reaplicação das provas. As incrições devem ser feitas na Página do Participante até a próxima sexta-feira (17).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estima que cerca de 50 mil estudantes foram alocados em locais de prova a mais de 30 km de suas residências e têm direito a pedir a remarcação. A reaplicação acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro.
Os problemas logísticos listados são: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
A realização da prova em dezembro também pode ser solicitada por estudantes que estavam com alguma doença infectocontagiosa nos dias das provas.
Os problemas de saúde que dão direito à reaplicação da prova são tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente.
Leia também
Relacionados
Site do Inep fica instável em dia de divulgação da nota do Enem
Usuários relataram instabilidade de acesso no site desde às 6h da manhã
Servidores ameaçam greve nos dois principais órgãos ligados ao MEC
Categoria reclama de falta de pessoal e baixo salário no FNDE e no Inep, que faz o Enem
Nenhuma escola militar consegue atingir nota mil na redação do Enem 2023
Segundo o Inep, 60 alunos com pontuação máxima são de colégios particulares e públicos