ICL Notícias

Enem 2023: Reaplicação terá 93.620 participantes na terça e na quarta-feira

A nova aplicação é destinada para candidatos que foram prejudicados pela marcação do exame a mais de 30 km de sua residência nas datas originais, os que pediram a remarcação por problemas médicos ou de logística e os privados de liberdade
11 de dezembro de 2023

A reaplicação das provas do Enem 2023, que ocorre nas próximas terça-feira (12) e quarta-feira (13), tem 93.620 inscritos para realização da prova. A nova aplicação é destinada para candidatos que foram prejudicados pela marcação do exame a mais de 30 km de sua residência nas datas originais, os que pediram a remarcação por problemas médicos ou de logística e os privados de liberdade.

Dos 93.520 candidatos inscritos para realização da prova, 84.169 são alunos do Enem PPL (adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade) e 9.451 solicitaram reaplicações. As informações foram divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que organiza o exame.

Na primeira aplicação da prova, em novembro, ao menos 50 mil candidatos foram alocados em locais de prova distantes de suas residências e teriam direito a solicitar a reaplicação. No entanto, apenas 9.451 fizeram a solicitação, incluindo os que porventura estivessem com doenças infectocontagiosas ou problemas de logísticas, não é possível saber se os restantes já haviam realizado o exame nas datas originais ou se desistiram do processo.

Já o Enem PPL, realizado desde 2010, tem o mesmo grau de dificuldade da prova do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa, de cada unidade da federação. Só podem participar aqueles que assinam o Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, por meio de um sistema online.

No primeiro dia de aplicação, na terça-feira (12), serão aplicadas a prova de Redação e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira —Inglês ou Espanhol—, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além de outras 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

No segundo dia, na quarta-feira (13), os candidatos ferão 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação será das 13h30 às 19h nesta terça e das 13h30 às 18h30 na quarta.

A divulgação do gabarito oficial da prova será no próximo dia 27 de dezembro na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep, e o resultado final, dia 16 de janeiro de 2024, na página do participante.

Com informações da Folha de São Paulo.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail