O Ministério da Gestão e Inovação divulgou na sexta-feira passada o balanço das inscrições do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”. Ao todo, 2.144.435 pessoas tiveram suas candidaturas confirmadas para concorrer às 6.640 vagas, ao nível médio e superior, distribuídas em 21 órgãos federais com salários que vão de R$ 3.997,32 a R$ 23.579,71.
Segundo o ministério, São Paulo tem o maior número de inscritos, 228.452, à frente de Rio de Janeiro, com 223.248, e Distrito Federal, com 220.442 candidatos.
Auditor-fiscal do trabalho, no Ministério do Trabalho, analista técnico-administrativo, na Advocacia Geral da União (AGU), e analista técnico-administrativo do Ministério da Gestão são as vagas mais concorridas que exigem graduação.
Dois dos mais concorridos de nível médio são técnico de indigenismo (Funai) e técnico em informações geográficas e estatísticas (IBGE).
Os cargos de nível intermediário tiveram a maior procura, com 701.029 pessoas inscritas. Em segundo lugar ficaram cargos de Gestão Governamental e Administração Pública, com 429.370 inscritos.
O concurso será realizado em 220 cidades, o que abrange 94,6% da população em um raio de 100 km dos locais de prova. A ampliação visa garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade. (Veja a lista de cidades)
Um ponto de discussão entre especialistas é o caráter unificado do concurso, que prevê a realização de provas objetivas, comuns a todos os candidatos, e provas específicas definidas por comissões dos órgãos, com questões objetivas e dissertativas do bloco de escolha do concurseiro.
Como será a prova
O concurso será realizado no dia 5 de maio, em dois turnos: matutino e vespertino. Durante a manhã, serão 2h30 de prova, com provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) e prova discursiva de conhecimento específico, para os candidatos de nível superior; os candidatos de nível médio farão provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) e redação.
À tarde serão mais 3h30 de prova. Os candidatos de nível superior responderão a 50 questões de conhecimento específico, enquanto os inscritos na concorrência para quem tem nível médio de ensino vão encarar 40 questões de conhecimento específico.
Deixe um comentário