ICL Notícias

O coordenador humanitário da ONU, Martin Griffiths, disse que o primeiro carregamento de ajuda para a Faixa de Gaza sitiada através da passagem de Rafah entrará amanhã, sábado (21), e não hoje, sexta-feira (20), como esperado. As informações são da AFP.

Griffiths acrescentou que conversações aprofundadas com todas as partes visam garantir que o processo de entrada de ajuda em Gaza comece o mais rápido possível.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que a entrega da ajuda desesperadamente necessária aos residentes da Faixa de Gaza deve ser realizada de forma “prática”.

BOMBARDEIOS IMPEDEM ENTREGA

A maior parte dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza depende de ajuda humanitária, mas nenhuma foi entregue nas últimas duas semanas devido ao bombardeamento de Israel em resposta a um ataque mortal transfronteiriço perpetrado por militantes do Hamas em 7 de Outubro.

Alimentos e outros itens de necessidade básica estão prontos para entrar em Gaza. Foto: Divulgação/ONU

Esperava-se que alimentos, suprimentos médicos e água fossem entregues hoje, mas não houve certeza se os reparos nas estradas do lado palestino da fronteira de Rafah com o Egito , gravemente danificadas pelos ataques israelenses, seriam concluídos a tempo.

Guterres disse que a ONU não quer “punir o povo de Gaza duas vezes”, ao apelar por um cessar-fogo humanitário na passagem de fronteira de Rafah, no Egito, com Gaza, na sexta-feira.

GRATIDÃO AO EGITO

Ele expressou a sua gratidão ao Egito porque “permite que exista esperança daquele lado da fronteira”.

Guterres chegou ao lado egípcio da fronteira de Rafah na sexta-feira para supervisionar os preparativos de 20 camiões que transportavam ajuda essencial para a Faixa de Gaza, onde o bombardeamento israelita deixou mais de 3.700 mortos e milhares de outros feridos.

“Esta não é uma operação humanitária normal, mas sim numa zona de guerra e é por isso que apelei a um cessar-fogo humanitário – não queremos punir o povo de Gaza duas vezes, primeiro por causa da guerra e da falta de ajuda humanitária, mas sim é claro que um cessar-fogo humanitário tornaria as coisas mais fáceis e seguras para todos”, disse Guterres.

Instalações para socorrer crianças também devem ser levadas para Gaza. Foto: Divulgação/ONU

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail