A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou, na noite da quarta-feira (26), que vai acionar a Justiça contra o narrador e comentarista da Fórmula 1 na Band, Sérgio Maurício, por transfobia. No último domingo (23), o jornalista publicou ofensas contra a parlamentar em sua, até então, conta no X (ex-Twitter).
Um perfil atribuído a Sérgio no “X” disse que Erika era uma “fake news humana, essa coisa”. Após a repercussão do caso, Sérgio Maurício foi afastado da Band. O caso pegou mal nos bastidores e junto aos fãs da Fórmula 1.
“Acabei tomando ciência dessa conduta, que na minha avaliação é criminosa… Irei para cima com toda a força, juridicamente, para que haja uma responsabilização por mim, pela comunidade LGBTQIA+, pelas pessoas trans e contra a violência”, disse Erika à coluna da jornalista Mônica Bergamo, na “Folha de São Paulo”.
Erika Hilton agradece carinho de fãs de Fórmula 1
Em publicação na rede social X, Erika agradeceu o carinho que recebeu de “fãs, páginas e perfis dedicados à Fórmula 1”. “A Fórmula 1 é gigante no Brasil, e com a nossa história nesse esporte, não teria como ser diferente”.

Erika disse que viu com bons olhos a decisão da Band de afastar o narrador
“E se agigantam também aqueles que usam suas vozes e plataformas para proteger aquelas e aqueles que são cotidianamente atacados simplesmente por serem quem são”, completou a deputada.
Eu e meus advogados estamos plenamente cientes do ataque transfóbico cometido contra mim, neste domingo, pelo narrador da Fórmula 1, Sérgio Maurício, afastado hoje da Band.
A transfobia é crime no Brasil, e apesar das tentativas de relativizá-la, faremos a Justiça prevalecer.… pic.twitter.com/C1QBEy0HJ1
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) February 26, 2025
Erika disse ainda que viu com bons olhos a decisão da Band de afastar o narrador, mas que deseja que as pessoas que a atacam sejam responsabilizadas criminalmente.
“Essa história de dizer que não era ele é um absurdo, porque o perfil é um que a Band marca em muitas outras questões voltadas à Fórmula 1”, afirma a deputada federal.
O que diz Sérgio Mauricio
Procurado, Sérgio negou que o perfil seja dele e afirmou que “não é a primeira vez que pessoas de forma maliciosa criam perfis falsos e/ou reproduzem falas inverídicas usando a minha imagem”.
Segundo ele, alguém se apossou de sua foto e de seu número de telefone para fazer o perfil. “Não conheço e nada tenho contra ou a favor da deputada Erika Hilton. Fiquei sabendo disso através da minha chefia. O mais incrível é que tenho que me defender disso. Estou tomando as providências jurídicas.”
Leia também
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Nikolas Ferreira é condenado a pagar R$ 200 mil por discurso contra trans na Câmara
Parlamentar usou peruca para ironizar comunidade no Dia Internacional das Mulheres em 2023
Deputadas trans Erika Hilton e Duda Salabert têm gênero alterado em vistos para os EUA
'É uma expressão escancarada, perversa, cruel, do que é a transfobia de Estado' de Trump, diz deputada
Me sinto vingando Xica Manicongo, diz Erika Hilton, na comissão de frente da Tuiuti
Deputada participou de desfile caracterizada como a primeira travesti não indígena, que foi condenada pela Inquisição no século 16