Por Nicolás Satriano
Pela primeira vez desde o início do conflito entre Israel e Hamas, no último dia 7, estrangeiros foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela Passagem de Rafah, no Egito.
Ao ICL Notícias, o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramalah, na Cisjordânia, disse que ainda não há brasileiros na lista de pessoas que poderão deixar o território palestino.
Segundo informou o embaixador, a autorização para liberar as pessoas é acordada entre Egito e Israel.
“A autoridade local de Gaza divulgou uma lista de estrangeiros que poderão sair hoje, autorizados pelo Egito e por Israel.
São nacionais de Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca, pessoal da Cruz Vermelha e de ONGs. Ainda não há brasileiros na lista divulgada hoje”, afirmou Candeas.
O embaixador acrescentou que, em breve, novas listas serão publicadas, e que espera que os brasileiros estejam nelas.
MAIS DE 480 NOMES NA PRIMEIRA LISTA
Nessa primeira lista divulgada pelas autoridades egípcias constam mais de 480 nomes. São 450 estrangeiros e 90 pessoas feridas gravemente.
Informações da Reuters dão conta de que a liberação do grupo foi mediada pelo Catar, um acordo costurado entre Egito, Hamas e Israel, e ainda com a participação dos Estados Unidos.
Deixe um comentário