ICL Notícias

Estrangeiros poderão sair de Gaza pela primeira vez; brasileiros ainda esperam

Embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramalah, na Cisjordânia, disse ao ICL Notícias que espera que nomes de brasileiros estejam em próximas listas.
01/11/2023 | 06h40

Por Nicolás Satriano

Pela primeira vez desde o início do conflito entre Israel e Hamas, no último dia 7, estrangeiros foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela Passagem de Rafah, no Egito.

Ao ICL Notícias, o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramalah, na Cisjordânia, disse que ainda não há brasileiros na lista de pessoas que poderão deixar o território palestino.

Segundo informou o embaixador, a autorização para liberar as pessoas é acordada entre Egito e Israel.

“A autoridade local de Gaza divulgou uma lista de estrangeiros que poderão sair hoje, autorizados pelo Egito e por Israel.
São nacionais de Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca, pessoal da Cruz Vermelha e de ONGs. Ainda não há brasileiros na lista divulgada hoje”, afirmou Candeas.

O embaixador acrescentou que, em breve, novas listas serão publicadas, e que espera que os brasileiros estejam nelas.

MAIS DE 480 NOMES NA PRIMEIRA LISTA

Nessa primeira lista divulgada pelas autoridades egípcias constam mais de 480 nomes. São 450 estrangeiros e 90 pessoas feridas gravemente.

Informações da Reuters dão conta de que a liberação do grupo foi mediada pelo Catar, um acordo costurado entre Egito, Hamas e Israel, e ainda com a participação dos Estados Unidos.

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail