ICL Notícias
Sociedade

Estudo aponta três tipos de alimentos que devem ser evitados para cuidar da memória

Produtos alimentícios ultraprocessados estão no topo da lista
10/01/2025 | 08h24

Quem escolhe uma alimentação saudável deve também atentar para alimentos que tenham componentes com efeitos negativos sobre o organismo. Para construir um plano alimentar que garanta um alto aporte nutricional e cuide de efeitos negativos no funcionamento do organismo, é necessário ir além de analisar os nutrientes e vitaminas dos alimentos.

Um estudo da Universidade de Harvard selecionou quatro alimentos principais que devem ser evitados ou consumidos muito ocasionalmente, porque podem prejudicar tanto o corpo como o bem-estar do cérebro e de funções cognitivas como a memória.

Os ultraprocessados, em geral, tem poucos nutrientes e muitas calorias (Foto: Reprodução)

Alimentos ultraprocessados: muitas calorias e poucos nutrientes

Em primeiro lugar estão os alimentos ultraprocessados, que contêm muitas calorias e poucos nutrientes essenciais. Essa combinação pode contribuir para o ganho de peso ou dependência alimentar e estão ligados a algumas condições, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, problemas de digestão e do sistema imunológico.

Geralmente este tipo de alimento passa por processos químicos muito intensos que eliminam completamente os antioxidantes e estão repletos de compostos tóxicos que eliminam outros componentes mais naturais, como a vitamina E.

Como segunda restrição estão os açúcares excessivamente adicionados ou refinados. O excesso de açúcares pode provocar picos de glicose no organismo. Isso pode sobrecarregar o fígado, levar ao acúmulo de gordura. O consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcares pode causar doenças crônicas, como problemas cardiovasculares.

A última recomendação que Harvard faz é com adoçantes artificiais, pois podem modificar a flora intestinal do corpo, com consequências para o funcionamento do sistema digestório. Ainda, os adoçantes artificiais contém falsos estimulantes ao cérebro, o que aumenta ainda mais o desejo por alimentos açucarados. O consumo excessivo de alimentos açucarados está intimamente relacionado a diversos problemas de saúde.

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail