Uma pesquisa, publicada no início de fevereiro na revista Food & Function, mostrou que as nozes, consumidas no café da manhã, podem ser boas opções para melhorar a função cerebral em jovens adultos. Segundo o estudo, comer 50 gramas de nozes, misturadas com cereais e iogurte, pode levar a tempos de reação mais rápidos e melhor desempenho da memória ao final do dia.
Os resultados foram obtidos ao serem comparados com um café da manhã equivalente em calorias, mas sem nozes. Os pesquisadores realizaram o trabalho com 32 jovens adultos saudáveis com idades entre 18 e 30 anos que consumiram um café da manhã rico em nozes e um sem a oleaginosa, em ocasiões separadas. A atividade cerebral era monitorada por até seis horas após a refeição.
“Este estudo ajuda a fortalecer o caso das nozes como alimento para o cérebro. Um punhado de nozes no café da manhã pode dar aos jovens adultos uma vantagem mental quando eles precisam ter o melhor desempenho possível. É particularmente emocionante que uma adição alimentar tão simples possa fazer uma diferença mensurável no desempenho cognitivo”, observa Claire Williams, líder da pesquisa, que foi realizada na Universidade de Reading, na Inglaterra.
Estudo
Após as gravações da atividade cerebral dos participantes, o estudo sugere que as nozes podem ajudar o cérebro a trabalhar de forma mais eficiente durante tarefas mentais desafiadoras, enquanto amostras de sangue revelaram mudanças positivas nos níveis de glicose e ácidos graxos.

Comer 50 gramas de nozes, misturadas com cereais e iogurte, pode levar a tempos de reação mais rápidos e melhor desempenho da memória
Segundo os cientistas, a mistura de nutrientes das nozes, incluindo ácidos graxos ômega-3 alfa linolênicos, proteínas e compostos vegetais chamados polifenóis, pode melhorar o desempenho cognitivo. Há, porém, segundo os especialistas, a necessidade de mais pesquisas são necessárias para entender completamente como as nozes produzem esses efeitos benéficos no cérebro.
Esse é o primeiro estudo a examinar os efeitos imediatos das nozes na função cerebral em jovens adultos ao longo de um único dia.
Relacionados
Beber café pode reduzir risco de quedas na velhice, segundo estudo; saiba quantas xícaras
Pesquisa é a primeira a analisar a relação entre o consumo do produto e os componentes subjacentes à fragilidade
Em análise de 41 creatinas, Anvisa aprova apenas um produto em todos os critérios
Avaliação verificou regularidade em teor, adequação de rotulagem e presença de matérias estranhas
Banana e batata-doce podem ajudar a reduzir pressão arterial, aponta estudo
Estudo foi publicado na revista científica American Journal of Physiology — Renal Physiology; Pressão alta afeta mais de 30% dos adultos em todo o mundo