Uma portaria publicada em janeiro de 2025 pelo Ministério da Cultura passou autorizar diversas entidades a captar recursos via Lei Rouanet para a realização de eventos culturais. Com duas propostas aprovadas e publicadas no Diário Oficial da União, está o Exército Brasileiro.

Print de tela dos projetos inscritos na Lei Rouanet pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (Foto: Reprodução)
A primeira proposta apresentada pela Fundação Cultura do Exército Brasileiro ao Minc e aprovada pelo secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Parente de Menezes, permite o financiamento de apresentações da Banda Sinfônica do Exército no valor de 690 mil reais.
O projeto se propõe a “execução de apresentações musicais pela Banda Sinfônica do Exército (BSE), tendo por finalidade a popularização da música erudita.”

Vista área do Forte do Brum, em Recife (PE), que abriga um Museu Militar (Foto: Divulgação)
Projeto que reformar museu do Exército
A segunda proposta intitulada “Experiências Imersivas no Forte do Brum”, deve custar R$ 3,6 milhões de reais. O Forte do Brum, contrução do século 18, situa-se em Recife, Pernambuco, e abriga um Museu Militar, gerido pelo Exército Brasileiro.
Na descrição do projeto, consta a seguinte justificativa: “desenvolvimento e a implementação de experiências imersivas no acervo do Museu Militar do Forte do Brum, em Recife-PE, com adequações das infraestruturas existentes para aprimorar a segurança e modernização da estrutura, dos equipamentos e das pessoas, bem como o aperfeiçoamento da acessibilidade, democratização e ampliação de acesso, além da elaboração de vídeos culturais institucionais.”
Relacionados
AGU contraria Exército e aceita retirar homenagem ao golpe em quartel em MG
Brigada de infantaria em Juiz de Fora, no quartel de onde partiram tropas para o Rio, homenageia o Golpe de 1964
Trama golpista faz Exército mudar batalhão dos ‘kids pretos’
Revisão da doutrina e remoção do curso de operações psicológicas estão entre as mudanças em batalhão dos kids pretos
‘Causar o caos’: plano de militares para matar Moraes começou num hotel do Exército
Mauro Cid: “kids pretos” queriam caos para forçar Bolsonaro e Exército a atuarem; Braga Netto teria concordado