ICL Notícias
Margareth Signorelli

Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.

Colunistas ICL

Fazer amigos

“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores… mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!”
24/04/2024 | 16h19

Por que será que livro “Como fazer amigos e conquistar pessoas”, de Dale Carnegie, considerado a bíblia dos relacionamentos interpessoais, escrito em 1936, se tornou um best-seller e já vendeu mais de 16 milhões de copias por todo mundo?

O ser humano precisa de amigos e quando os tem, entende a importância deles em sua vida.

Fazer amigos é uma arte, pois não é tão fácil construir uma relação verdadeira e de confiança.  Se pensarmos nos bloqueios internos e externos que surgem no caminho, dificultando a conexão entre as pessoas, veremos que vão desde a falta de tempo, de organização e até mesmo timidez.

Das várias competências que temos que desenvolver para poder construir um grupo de amigos, uma das que eu acredito ser a mais valiosa é a capacidade de saber ouvir.

Você pode até começar uma amizade, mas se no percurso desta conexão você for uma pessoa que não sabe ouvir, o elo entre vocês não se formará. Darei algumas sugestões da arte de saber ouvir e também escutar para facilitar a compreensão.

  1. Quando alguém lhe procura para conversar, seja receptivo, se não tiver tempo na hora, marque para um outro momento em que você possa dar toda atenção à pessoa.
  2. Sua linguagem corporal diz muito, mostre-se presente e tenha o olhar voltado para a pessoa e não vagando pelo ambiente.
  3. Simplesmente ouça e escute, sem pensar como vai responder ou querendo impor sua opinião. Muitas vezes ficamos ansiosos em responder e não ouvimos corretamente o que a pessoa está falando.
  4. Entenda a situação e se precisar dar sua opinião, que seja sempre para minimizar o sofrimento da pessoa e não para agravar a situação. Seja um apaziguador e não a pessoa que coloca fogo na fogueira.

Com esta atitude, mesmo que seja difícil para a pessoa aceitar seu parecer, por estar muitas vezes com raiva ou ansiosa, sempre ficará a sensação de que você trouxe a opinião que melhor cabia para trazer paz para o coração dela.

Eu sempre digo que podemos e devemos ter vários tipos de amigos. Os mais íntimos, que podemos chamar de alma gêmea, que são os que chamamos de “para o que der e vier”. Os que podemos contar para algumas coisas, outras não. Os que vemos muito pouco, mas quando encontramos é como se fosse ontem. O importante é colocar cada um deles em prateleiras diferentes, assim você não comparará ninguém e nem esperará que todos tenham as mesmas atitudes.

Amizade também é respeitar os limites do outro e não esperar que ele lhe dê mais do que pode dar. Cobrança é ruim em todos os relacionamentos e os de amizade não fogem à regra.

Um grupo de amigos tem uma variação de pesos e valores na sua vida e formarão o seu tesouro, porque como disse Vinícius de Moraes, “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores… mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!”

Grande abraço,

 

Deixe um comentário

Mais Lidas

Assine nossa newsletter
Receba nossos informativos diretamente em seu e-mail