A versão digital do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço — FGTS Digital — entra hoje. Totalmente eletrônica, a plataforma vai substituir o sistema Conectividade Social/ Caixa, usado até agora pelas empresas para enviar informações aos empregados.
De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, a ferramenta “visa economizar 34 horas/ mês gastos com as rotinas para fazer o recolhimento do FGTS”. Isso porque o FGTS Digital unifica todos os processos.
“O FGTS Digital aperfeiçoa a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a fiscalização, a apuração, o lançamento e a cobrança dos valores devidos”, disse Marinho.
Plataforma FGTS Digital
O FGTS Digital usará o e-Social (banco eletrônico de dados dos empregados) como base de dados. Totalmente operado pela internet, o sistema terá várias opções para gerar guias e será responsável por todo o recolhimento mensal do FGTS e pelo pagamento de rescisões e multas rescisórias.
A nova plataforma permite que o empregador utilize o Pix (sistema de transferências instantâneas) para recolher o FGTS. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o FGTS Digital reduzirá a burocracia para os empregadores e melhorará a confiabilidade no sistema, ao agilizar a conversão dos depósitos no saldo individual da conta do trabalhador.
Capacidades da Plataforma
Tempo
Com a implementação do FGTS Digital, segundo levantamento feito pelas empresas do Grupo de Trabalho Piloto do eSocial, empregadores ganharão eficiência, economizando aproximadamente 34 horas mensais e reduzindo custos operacionais.
Automatização das informações
Com a plataforma, a automatização das informações, integrando o eSocial, permite a atualização automática. Informações como mudanças cadastrais ou contratuais do trabalhador registradas no e-Social, devem ser fornecidas à Caixa Econômica Federal, sendo transmitidas pelo FGTS Digital, eliminando, com isso, a necessidade de chave de liberação do saque.
PIS pelo CPF
Com a substituição do PIS pelo CPF, há melhora na gestão empresarial, evitando inconsistências. Essa alteração resolve problemas relacionados à possibilidade de um trabalhador ter mais de um número PIS associado, o que poderia afetar o recolhimento adequado dos valores nas contas vinculadas dos trabalhadores.
Essa medida visa aprimorar a gestão empresarial, aumentando a precisão nas informações fornecidas pelos empregadores.
Pix como pagamento
A adoção do Pix como método de pagamento oferece vantagens como a eliminação de pagamentos duplicados, prevenção contra débitos já quitados, impossibilidade de pagar guias vencidas e rapidez na arrecadação.
Essa inovação resolve problemas da sistemática atual, agilizando a arrecadação e o depósito dos valores nas contas vinculadas dos trabalhadores.
A implementação do Pix resultará, segundo o MTE, em uma redução de custos com tarifas para a rede arrecadadora do FGTS, proporcionando economias financeiras substanciais para o Fundo.
Arrecadação
O novo sistema de arrecadação também resultará em significativa redução de custos com tarifas, proporcionando economias financeiras substanciais para o Fundo. Haverá um aumento significativo na rede arrecadadora, passando de 16 para mais de 800 instituições conveniadas.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia
Recorde anterior havia sido registrado no fim de dezembro
Ex-ministro sanfoneiro volta a pedir Pix para Bolsonaro: ‘São centenas de despesas de toda natureza’
"A gente vai deixar o presidente desidratar?", questiona Gilson Machado nas redes
Fuga de Zambelli ocorre depois que ela arrecadou R$ 285 mil em doações por pix
Pedidos de "ajuda financeira" foram feitos pela própria deputada nas redes sociais; Carla foi condenada a dez anos de prisão pela invasão aos sistemas do CNJ