O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (7) o edital referente ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2024. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 12 a 15 de março, no portal Acesso Único, e o resultado da pré-seleção na chamada única sairá no dia 21.
Para 2024, o Fies oferecerá 112.168 vagas. Do total, 50% são destinadas a estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Estes estudantes poderão obter financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Uma mudança significativa no edital é a flexibilização na escolha de cursos pelos candidatos. Agora, ao se inscrever no Fies, o estudante pode optar por até três cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento, proporcionando maior oportunidade de escolha.
O MEC também redefiniu os agrupamentos de cursos com base na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), priorizando áreas de maior empregabilidade e média salarial, incluindo cursos de licenciatura e pedagogia voltados à educação básica.

Fies: são 112.168 vagas, sendo que 50% são destinadas a estudantes inscritos no CadÚnico. Foto: Reprodução
Uma nova regra, criada pelo MEC e divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), visa distribuir as vagas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) priorizando do mais alto para o mais baixo conceito de curso, evitando ofertas para cursos ainda não avaliados.
Calendário
De acordo com o edital, o cronograma do processo seletivo inclui o período de inscrição de 12 a 15 de março, divulgação do resultado em 21 de março e complementação da inscrição para os pré-selecionados de 22 a 26 de março.
Fies Social
No dia 16 de fevereiro, o MEC divulgou uma resolução em seu portal sobre o lançamento do Fies Social.
Com o objetivo de financiar até 100% dos custos em cursos de faculdades particulares para estudantes de baixa renda, o programa é um complemento do acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil para estudantes inscritos no Cadastro Único, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Fies
O Fies, criado pela Lei nº 10.260 em 2001, proporciona financiamento para cursos de graduação em instituições não gratuitas com avaliação positiva no Sinaes.
Pergunte ao Chat ICL
Relacionados
Diplomas universitários em papel deixam de ter validade legal com nova norma do MEC
Ministério da Educação (MEC) agora exige que diplomas de graduação sejam emitidos exclusivamente em versão digital, trazendo mais segurança e agilidade ao processo
Faculdade com nota máxima no MEC é acusada de impor plantões abusivos a alunos
Universidade Unoeste nega denúncias de exaustão e falsidade ideológica feitas por estudantes de Medicina no litoral paulista
Inep prorroga inscrições do Enem 2025 até dia 13 de junho
Anúncio foi feito pelo Ministério da Educação neste sábado (7)